Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Radioterapia em Umuarama Agora é Realidade

Postado Por: Nelson Lima em 28 de dezembro de 2017.


Radioterapia em Umuarama Agora é Realidade 

Depois de seguir vários protocolos, adequar todas as salas, apurar os equipamentos, contratar e treinar as equipes, o Hospital Uopeccan de Umuarama está pronto para atender o primeiro paciente no setor de Radioterapia. Desde que a instituição foi inaugurada, já havia previsão para que a Radioterapia fosse oferecida, mas o caminho foi longo. “Os protocolos são todos muito burocráticos. Agora, depois de recebermos todas as autorizações, estamos prontos para realizar a primeira sessão de radioterapia na cidade”, indica a médica radio oncologista da Uopeccan, Emilianna Caldas.

Para que tudo estivesse à disposição da comunidade de Umuarama e região, o Hospital fez uma série de melhorias e adequações no setor. “Muitos pacientes nos questionavam porque tinham que ir até Cascavel fazer o tratamento radioterápico sendo que aqui nós tínhamos o equipamento. Mas é tudo muito específico, desde a instalação até os treinamentos de equipe. Por isso, quem já faz o tratamento em Cascavel continuará lá devido aos protocolos, mas a partir de agora, os pacientes que receberem indicação para radioterapia aqui em Umuarama já poderão usufruir da nossa estrutura”, enfatiza a médica.

TRATAMENTO

Ter um Hospital que ofereça excelência na Radioterapia na região Noroeste paranaense é um grande avanço para toda a comunidade. Segundo a Dra. Emilianna, agora a Uopeccan está pronta para ser referência neste sentido também. “É uma conquista muito grande no tratamento oncológico que vai tornar a nossa cidade de Umuarama uma verdadeira referência na Radioterapia. Em média, atenderemos de 60 a 70 pacientes na máquina todos os dias”, pontua Emilianna, destacando a importância da instalação para os pacientes.

O tratamento radioterápico não é indicado para todos os pacientes diagnosticados com câncer. Depende muito do tipo da doença e dos protocolos médicos. “É um tratamento relativamente rápido, que dura entre 15 e 20 minutos. Dentro da sala da Radioterapia, após toda a programação do tratamento, o tecnólogo chama o paciente e este é posicionado na máquina. Como ele não pode se mexer durante a sessão, ele é imobilizado da maneira mais confortável possível. Nós utilizamos imobilizadores e devemos reproduzir a mesma posição durante todas as sessões. Depois de já ter posicionado o paciente, o tecnólogo sai da sala e o médico e também o físico passam a dosar as aplicações iniciais”, explica. “Durante toda a sessão, o paciente é monitorado por câmeras e pode manter contato com os médicos através do áudio. Assim, conseguimos nos comunicar com o paciente e explicar o que está sendo feito durante a sessão”, acrescenta a médica.

 INVESTIMENTOS

O Hospital Uopeccan de Umuarama, inaugurado em março de 2016, fez grandes investimentos para que o setor de Radioterapia pudesse atender a população do noroeste paranaense. “Os investimentos começaram junto à construção do Hospital. Uma vez que tal serviço já havia sido previsto deste então, foi viabilizada a aquisição do equipamento por meio de verba liberada pelo Governo do Estado e recursos da comunidade”, comenta o administrador do complexo hospitalar Uopeccan, Luciano Maldonado.

No total, foram mais de R$5 milhões investidos para a instalação e preparação da Radioterapia. Todo investimento, segundo Luciano, é valioso para toda a sociedade. “É um avanço inigualável, pois até o momento o serviço não existia em Umuarama. Antes, os pacientes daquela cidade e de toda a região noroeste eram encaminhados para outros centros de referência, como Cascavel. A partir de agora, os pacientes não precisarão mais andar 200 km ou mais para ter acesso ao tratamento”, enfatiza o administrador.

Agora, com o setor pronto para funcionar, o Hospital planeja o futuro. No projeto, há previsão para ampliação dos serviços e, também, do espaço físico a fim de avançar ainda mais na área da Radioterapia em Umuarama.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Maior Tesouro já Descoberto no Mar
Arqueólogos acharam navio espanhol que afundou em 1708 no mar do Caribe carregado de ouro, prata, esmeralda e outras pedras preciosas....
SM-Bom-Preço-Max-Arraiá-Agradecimento-Id
Grande Sucesso do Arraiá do Bom Preço Max
Com cerca de 4.000 pessoas foi grande o sucesso do Segundo Arraiá do Bom Preço Max. Com o espaço ampliado ofereceu tudo de graça e novidades. Veja as fotos ...

Risco da Vida Aquática
Passado um ano da publicação da nova lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção no Brasil, nenhuma das ações previstas de proteção foi colocad...

Projetos na Construção Civil
As equipes de obras e serviços públicos do município estão mobilizadas para recuperar os estragos causados pelas chuvas recentes, mas as construções de no...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas do Sábado Maluco do Supermercado Luiz, válidas para 20 de Janeiro de 2018.
SM Bom Preço - Sexta da Carne - Id4
Sexta e Sábado da Carne do Bom Preço Max
Confira as ofertas da Sexta e Sábado das Carnes do Supermercado Bom Preço Max, válidas para 19 e 20 de Janeiro de 2018 nas lojas de Altônia e Iporã.
FIP - Vestibular 2018 - Id
Vestibular FIP: Conquiste Seu Futuro
Vestibular aberto na FIP - Faculdade de Iporã para os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, não perca essa oportunidade, preços promocionais, inscrições pelo site.
UNIP - Polo Altônia - Design de Interiores - ID
Novos Cursos na UNIP Polo Altônia
A Universidade Paulista através do Polo UNIP Altônia apresenta dois novos Cursos de Graduação: Design de Interiores e Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro.
  • Voltar
  • Avancar