Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Programa A União Faz a Vida e Cooperjovem

Postado Por: Nelson Lima em 26 de outubro de 2018.


Comitiva da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP Marca Presença no Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem

Nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, Curitiba recebeu mais uma edição do Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem, coordenados pelo Sicredi e pelo Sescoop/PR, respectivamente. Mais de duas mil pessoas participaram do evento, que reúne colaboradores das cooperativas envolvidas e educadores do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

A iniciativa integra profissionais que trabalham com os programas que são referências na educação integral de crianças e adolescentes contribuindo para despertar a essência do cooperativismo e valorizando a formação de uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

Na edição deste ano, realizada no auditório do Teatro Positivo, os convidados foram transportados para o mundo do cinema. Com o tema “Festival Cine Educação – Luz, Câmera, Transformação”, o evento mostrou que as histórias de muitos profissionais que lutam por educação de qualidade poderiam render um filme e inspirar novas ações.

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP esteve presente no Encontro com uma Comitiva formada por 46 pessoas, entre elas colaboradores da Cooperativa, assessores pedagógicos e profissionais da Educação dos municípios onde o Programa A União Faz a Vida está implantado.

Segundo Cláudia Regina Bonatti, colaboradora da Cooperativa e responsável pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo, este evento é a grande oportunidade de compartilhar iniciativas que fazem a diferença e transformam realidades. “Através da educação colaborativa, colocamos em prática os princípios de Cooperação e Cidadania, e cumprimos com o objetivo do Cooperativismo por meio do desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, afirma Cláudia.

Para a profissional de educação participante do evento, Eliane Selis Arantes, da cidade de Ubiratã PR, é extremamente importante a troca de experiências que encontros como estes possibilitam. “Levarei comigo muitos aprendizados, amizades e principalmente a certeza de que, através da cooperação, formaremos cidadãos melhores e faremos juntos um novo futuro”, complementa.

Sobre o Programa A União Faz a Vida

Desenvolvido pelo Sicredi há mais de 20 anos, o programa é a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o projeto já impactou diretamente mais de 99 mil crianças e adolescentes de 764 escolas em 156 municípios. Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o projeto existe desde 2011 e atualmente está implantado em 16 municípios da área de atuação da Cooperativa. Entre os resultados positivos, estão o melhor desempenho escolar dos alunos que frequentam as escolas participantes e o maior engajamento dos pais – o que resultou em um aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa.

Sobre o Programa Cooperjovem

Tendo por objetivo promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo a educação cooperativa no cotidiano escolar, o Programa Cooperjovem, coordenado pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), acontece em 367 escolas de 67 municípios, reunindo 31.264 alunos e 1.753 professores capacitados. O programa proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Risco da Vida Aquática
Passado um ano da publicação da nova lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção no Brasil, nenhuma das ações previstas de proteção foi colocad...
futebol1
Futebol Regional com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...

Verão Mais Quente dos Últimos Anos
Morrer de calor é uma das expressões mais usadas no Brasil, sobretudo no verão, país tropical em que as temperaturas passam com frequência dos 30ºC....

Formação de Pessoas pela Prefeitura
A Prefeitura de Umuarama em parceria com o Clube de Mães criou uma iniciativa que auxilia as famílias de três bairros da cidade a obterem uma renda extra....



Conteúdos Relacionados

Classificados
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca do Supermercado Luiz, validas para 12 de Novembro de 2018.
SM Bom Preço - MT - 12-11-2018 - ID2
Novembro Azul no Bom Preço Max
Confira o folheto Novembro Azul do Supermercado Bom Preço Max. Ofertas válidas até 17 de Novembro de 2018 nas Lojas de Altônia e Iporã.
Agência Trabalhador - Vagas - Id3
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 05/11/2018 na cidade de Altônia. Confira!
PM Iporã - Unidade de Frango - Id
Início das Obras da Unidade de Frango de Iporã
Nesta segunda-feira, 22 de Outubro, o Prefeito Robertinho gravou vídeo comemorando a chegada das primeiras vigas para a construção da Unidade de Frango de Iporã que vai gerar 1.000 empregos.
  • Voltar
  • Avancar