Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Produção Industrial: Pior Queda Desde 2009

Produção Industrial tem Pior Queda Desde 2009

Postado Por: Nelson Lima em 3 de fevereiro de 2015.


Produção Industrial tem Pior Queda Desde 2009

A produção industrial brasileira terminou 2014 com contração de 3,2%, no pior resultado anual em cinco anos, após recuar 2,8% em dezembro sobre o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Na comparação com dezembro de 2013, a produção teve queda de 2,7%. Em 2013 a produção industrial havia subido 2,1%, enquanto em 2009 houve um recuo de 7,1%.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que a produção registrasse recuo de 2,5% em dezembro sobre o mês anterior na mediana das projeções de 29 analistas, que foram de recuo de 0,4% a 3,2%.

Na base anual, a estimativa era de recuo de 2,4 por cento na mediana de 27 projeções, que variaram de queda de 0,3% a 4,0%.

De acordo com o IBGE, a categoria com pior desempenho tanto no ano quanto em dezembro foi a de Bens de Capital, medida de investimento. Somente no mês passado ela registrou recuo de 23% sobre novembro, acumulando queda de 9,6% entre janeiro e dezembro pressionada principalmente pelo recuo na fabricação de equipamentos de transporte (-16,6%).

Já os Bens de Consumo Duráveis tiveram queda de 2,2% na produção em dezembro sobre o mês anterior, chegando a uma perda de 9,2% no ano passado com destaque para a redução na fabricação de automóveis (-14,6%) no período.

Dos 24 ramos pesquisados, 17 apresentaram queda na comparação mensal, sendo as principais influências negativas veículos automotores, reboques e carrocerias (-5,8%), máquinas e equipamentos (-8,2%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,5%).

Já no ano o ramo com maior impacto negativo foi o de veículos automotores, reboques e carrocerias, com queda de 16,8%.

A indústria foi uma das maiores fontes de fraqueza da economia brasileira no ano passado, e continua enfrentando dificuldades neste início de ano diante do ambiente de inflação e juros elevados, que encarece os empréstimos, além da baixa confiança de empresários.

As projeções de economistas na pesquisa Focus do Banco Central para o setor em 2015 vêm caindo, e a estimativa agora é de crescimento de apenas 0,5%, com a economia como um todo estagnada.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) aponta que o setor iniciou 2015 com alguma força ao crescer em janeiro ao ritmo mais forte em um ano, mas o Markit, que compila a pesquisa, ressaltou que a melhora foi apenas modesta e abaixo da média de longo prazo.

A recuperação da confiança é um dos principais objetivos do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que vem buscando colocar as contas públicas em ordem.

Fonte: iG

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Apresentação “Movimentando os Segredos da Alma”
A Cia de Dança IFPR Schubert apresentou no último sábado (05) o espetáculo em celebração aos seus 5 anos de existência. O espetáculo "Movimentando os se...
378139_10150404189170841_216169690840_8569593_1590970971_n
Ler Devia ser Proibido
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário e...
Coluna-Esportes-Id5
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...
Times-em-Destaque-4-Veteranos-do-Gazin-2-Id
Veteranos do Gazin Vencem em Douradina
Em jornada inspirada do atleta douradinense Jefinho, a equipe de Veteranos da Gazin venceu no último sábado, o bom time de Veteranos da AVA/Supermercado Luiz/...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
DoubleNet - Mais Velocidade - Id
DoubleNet: Mais Velocidade Para Você
Agora os clientes da DoubleNet tem até quatro vezes mais velocidade. Quem tinha 25 MB agora tem 100 MB. Quem tinha 100 MB agora tem 400 MB.
É Barato Sempre no Mendes
Confira as Ofertas É Barato Sempre no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 12 de fevereiro de 2020.
Sicoob - Sorte Assim - ID
Promoção “Sorte Assim só no Sicoob”
A promoção “Sorte Assim só no Sicoob” promete movimentar a vida dos associados do maior sistema de cooperativismo financeiro do País.
Concorra a 2 Motos no Bom Preço Max
Confira as Ofertas e Concorra a 2 Motos no Supermercado Bom Preço Max, validas até 15 de fevereiro de 2020.
  • Voltar
  • Avancar