Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Paraná Tem Novas Regiões Metropolitanas

Paraná Tem Novas Regiões Metropolitanas

Postado Por: Kamila Nascimento em 15 de janeiro de 2015.


Paraná Tem Novas Regiões Metropolitanas 

O governador Beto Richa (PSDB) sancionou a criação de quatro novas regiões metropolitanas no Paraná, com sede em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel e Toledo. “Essas ações vão garantir mais oportunidades de acesso às políticas públicas e também permitir que os municípios se desenvolvam de forma mais homogênea”, disse Richa.

Agora, são oito as regiões metropolitanas no Estado. As quatro novas se juntam às de Curitiba, Umuarama, Londrina e Maringá.

A criação da Região Metropolitana amplia o potencial de atração de investimentos. Por serem áreas com população maior, as regiões conseguem financiamentos que os municípios não teriam individualmente. Com a estreita proximidade à metrópole, os pequenos municípios reforçam o status e passam a ter mais oportunidades e a desigualdade entre as cidades tende a diminuir.

A integração do transporte coletivo e de sistemas de saneamento básico e o maior acesso aos serviços públicos também são benefícios para a população dessas regiões.

COMO FUNCIONA – Cada região metropolitana será gerida por um conselho com cinco membros indicados pelo Estado e pela Prefeitura da cidade-sede, além de um conselho consultivo formado por representantes de todos os municípios participantes. Ambos os conselhos devem elaborar planos de desenvolvimento integrado e executar programas e projetos comuns.

CIDADES – Cascavel terá a maior região metropolitana, com 23 cidades e 500 mil habitantes. Fazem parte os municípios de Cascavel, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Jesuítas, Iracema do Oeste, Nova Aurora, Anahy, Iguatu, Cafelândia, Campo Bonito, Catanduvas, Céu Azul, Ibema, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Corbélia, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Matelândia, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

Para o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, a criação da Região Metropolitana fortalece o Oeste paranaense e será um eficiente instrumento para englobar os municípios em torno de projetos coletivos. “Somos uma região forte, precisamos ter visão estratégica e buscar novos rumos para crescer”, disse Bueno.

Apucarana e região concentram uma população de 300 mil habitantes. Ela é formada por Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, espera mais investimentos para região. “É o desenvolvimento para Apucarana e para todos os municípios do Vale do Ivaí que fazem parte desta nova região”, disse ele. Beto Preto afirmou que a região terá muitos avanços nas áreas de construção civil, habitação e integração regional, entre outras.

A região de Campo Mourão contará com 24 cidades e concentra uma população aproximada de 340 mil habitantes. A região é composta por Campo Mourão, Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre d?Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.

A prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, acredita que a criação da Região Metropolitana vai facilitar a atração de recursos. “Campo Mourão passa por um excelente momento de desenvolvimento e fico feliz com a aprovação da lei, que só irá valorizar e consolidar ainda mais nossa região, fortalecendo o desenvolvimento econômico e a agricultura, um dos nossos grandes potenciais”, disse Regina.

A região de Toledo terá 18 municípios com uma população estimada de 350 mil habitantes. Fazem parte as cidades de Toledo, Assis Chateaubriand, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Tupãssi.

Fonte: iG

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Programa Brasil Mais Cooperativo
Entre as ações previstas pelo novo programa federal está a implantação de projetos de educação, formação e capacitação em cooperativismo e associativ...

Nova Sede COCAMAR em Altônia
O Prefeito Municipal Gervasone, o Vice-Prefeito Liu, o Presidente da Câmara de Vereadores Pedrinho da Mata participaram da inauguração da nova sede da Cooper...
Sicredi-Marilucia-Dalfert-Id
Plano Safra Traz Novidades para Crédito
O governo federal lançou, em junho, o Plano Safra 2017/2018, no qual serão disponibilizados R$ 188,3 bilhões em crédito rural. Saiba as novidades para quem ...
AOUR-Confraternização-01
Almoço dos Ostomizados em Altônia
Na manhã chuvosa de 9 de Dezembro, no salão social do Turismo Rural Sete Minas em Altônia, foi realizada a confraternização da AOUR - da Associação dos O...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as Ofertas Malucas do Supermercado Luiz, válidas para 27 de janeiro de 2020.
SM Bom Preço - 27-01-2020 - Id
Ofertas Semanais do Bom Preço Max
Confira as Ofertas Semanais do Supermercado Bom Preço Max, validas até 1º de Fevereiro de 2020.
Começando o Ano Pagando Menos no Mendes
Confira as Ofertas da Quinta das Carnes no Supermercado Mendes em Pérola, validas para 23 de janeiro de 2020.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 22/01/2020 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar