Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Pandemia e Adaptação ao Emprego

Postado Por: Nelson Lima em 9 de março de 2021.


Pandemia Exige Esforço Maior na Adaptação ao Novo Emprego
Apesar da pandemia ter tido um impacto negativo sobre a empregabilidade no Brasil, muitas pessoas foram na contramão dessa tendência e conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho. Segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados em janeiro deste ano, foram gerados 142,7 mil postos de carteira assinada em 2020.
Como o mercado não parou durante esse período, muitas pessoas começaram novos empregos, e tiveram que passar pelo habitual processo de adaptação. Tanto para aprender e praticar as novas funções, quanto para estabelecer relações interpessoais. Levar um tempo para se ambientar no novo ambiente profissional é tão comum que algumas empresas reservam um período exclusivo para este fim, oferecendo cursos e treinamentos aos recém-chegados.
Sheyla Almeida, coordenadora do MBA em Liderança e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Newton Paiva , explica que trata-se da chamada socialização formal. “É por meio dela que os colaboradores recebem as primeiras instruções acerca das funções que passarão a exercer e da cultura cultivada na organização”, afirma.
No entanto, a interrupção das atividades presenciais devido à pandemia tem imposto particularidades a esse processo. Nesse contexto, a especialista afirma que cabe à organização criar condições para que essa socialização continue ocorrendo. “É fundamental que a gestão de pessoas e a liderança imediata do funcionário providencie uma versão virtual dessa etapa”, esclarece.
Sheyla destaca também a socialização informal, que é adquirida por meio da observação e da convivência com os demais colaboradores. “Essa socialização é decisiva para a integração do funcionário porque permite a assimilação dos elementos que compõem a cultura organizacional. Por exemplo: a forma com que as pessoas se vestem, se comportam e se tratam naquele ambiente”, afirma.
Sobre as medidas para facilitar essa adaptação no home office, Sheyla destaca a importância da comunicação entre ambas as partes. “Além da empresa oferecer orientação, monitorar os resultados de perto e se manter à disposição, é preciso que o novo colaborador utilize as ferramentas disponíveis para buscar apoio, tirar dúvidas e se manter integrado”, finaliza a especialista.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Sub-11-de-Perobal-Id
Sub 11 de Perobal Vence o Coritiba
A equipe sub 11 de Perobal, da Escolinha do técnico Pebinha conseguiu um brilhante feito sábado em Perobal ao vencer, pela Terceira Copa Noroeste, a Escolinha...

Assembleia Cresol em Cascavel
Foi realizada em 27 de Fevereiro em Cascavel a Assembleia Geral Ordinária 2019 da Cresol, concluindo o calendário de pré-assembleias de prestação de contas...

Mês de Aniversário do Depósito Aliança
Confira as Super Ofertas de Aniversário do Depósito Aliança válidas até 02 de Março de 2019....

Jantar dos Servidores de Altônia
Na véspera do Dia do Trabalhador o Prefeito de Altônia Sr. Claudenir Gervasone recepcionou a equipe municipal para o Jantar dos Servidores....



Conteúdos Relacionados

Classificados
Sicoob - Educação Financeira - ID
Curso de Educação Financeira do Sicoob
Criado em 2017 pelo Sicoob, o "Se Liga Finanças" já impactou mais de 4,3 mil jovens em todo o Brasil e está com inscrições abertas para edição virtual deste ano.
Falecimento Alexander Molão - ID
Alegria em Servir que Marcou Altônia
Uma marca que Alexander Molão deixa em Altônia é a alegria em servir. O jovem empresário da CONTEC com 37 anos não resistiu ao COVID-19 e faleceu na manhã desta quinta-feira, 1º de abril.
Sicoob Premiou Cooperados - Id
Sicoob Arenito Premiou Cooperado com Hilux
O Sicoob Arenito premiou diversos cooperados nas campanhas nacionais do sistema. O mais recente deles é o cooperado Geraldino Soares de Magalhaes Neto de Icaraíma que ganhou uma Hilux.
PMA - Decreto Estadual 7020-2021 - Id
Altônia Segue o Decreto Estadual
Após receber o novo Decreto Estadual do Paraná de número 7020/2021, o Prefeito Gervasone participou de uma reunião em Umuarama na sede da AMERIOS e decidiu seguir o Decreto.
  • Voltar
  • Avancar