Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Novos Extintores Serão Exigidos A Partir de 2015

Novos Extintores Serão Exigidos em 2015

Postado Por: Kamila Nascimento em 17 de dezembro de 2014.


Novos Extintores Serão Exigidos A Partir de 2015

Para não ter surpresas desagradáveis na volta da viagem de Ano Novo, melhor ficar atento às novas normas estabelecidas pela legislação federal. A partir de 1º de janeiro de 2015, todos os veículos em circulação deverão estar equipados com extintor de incêndio com pó químico do tipo ABC. Atualmente, a legislação permite também extintores do tipo BC, que deverão ser substituídos até 31 de dezembro de 2014.

A lei foi aprovada em 11 de novembro de 2009, com cinco anos de prazo para a adequação. No entanto, veículos zero-km já saem de fábrica com o equipamento do tipo ABC desde que a norma foi estabelecida.

O extintor do tipo BC é designado para combater incêndio causado apenas por líquidos inflamáveis (óleo diesel, gasolina, querosene, etc.) e equipamentos elétricos, enquanto extintores do tipo ABC são eficazes também no combate ao fogo em materiais sólidos como tecidos, espuma, plásticos e borrachas, encontrados em abundância no interior dos veículos.

Um detalhe importante é que o extintor do tipo ABC – apesar de ter validade de cinco anos -, não pode ser recarregado e custa quase o dobro do preço do BC, em média R$ 60. Os extintores do tipo BC tem validade de três anos e podem ganhar uma recarga com validade de mais um ano, sendo quatro anos no total. Porém, quem fez a troca recentemente pelo modelo BC, deve substítuí-lo pelo tipo ABC mesmo que ele esteja dentro da validade.

A regra vale em todo o Brasil para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. Quem não se adequar, pode ser multado em R$ 127,69 e ganhar cinco pontos na CNH, além de ficar com o veículo retido para regularização. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sem o extintor, com o equipamento com prazo de validade vencido, vazio ou com lacre rompido é infração grave.

Fonte: IG

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Sicredi Promove Inclusão
Nova estrutura permite transações financeiras sem circulação de papel moeda. Os espaços de atendimento funcionam com energia fotovoltaica....
Times-em-Destaque-4-ACEC-de-Assis-Chateaubriand-Id2
Clássico de Veteranos na Região
Dois dos melhores times de Veteranos da nossa região se enfrentaram sábado, em Mariluz e como muitos previam tivemos um empate em 2x2. Veja detalhes na Coluna...

Início das Obras da Unidade de Frango de Iporã
Nesta segunda-feira, 22 de Outubro, o Prefeito Robertinho gravou vídeo comemorando a chegada das primeiras vigas para a construção da Unidade de Frango de Ip...

Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronog...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Lista Pré Candidatos - ID2
Altônia: 75 Pré-Candidatos a Vereador
Confira a relação dos 75 pré-candidatos a vereador em Altônia informados pelo TSE ou pelos partidos ao Portal Altônia: CIDADANIA - MDB - PDT - PP - PSD - PSC - PSL – PT – PTB.
Quinta das Carnes e Folheto no Mendes
Confira as Ofertas da Quinta das Carnes do Mendes em Pérola no Supermercado Mendes, validas para 10/09/2020.
Sicoob - Alice Assistente Virtual - Id
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Prêmio Cresol - Id
Cresol: Entre Melhores Empresas para Trabalhar
Segundo pesquisa da Great Place To Work (GPTW), a Cresol está entre as dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil no segmento do Agronegócio.
  • Voltar
  • Avancar