Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Mitos e Verdades Sobre Clareamento Dental

Mitos e Verdades Sobre Clareamento Dental

Postado Por: Kamila Nascimento em 24 de fevereiro de 2015.


Apesar de tanta fama e uma procura exagerada pelo clareamento dentário, esse procedimento ainda gera muitas dúvidas. Para ajudar a entender como ele funciona, se faz mal, quando é recomendado, entre outras coisas, a dentista Ana Carolina Martinez, da Sorridents, esclarece os dez maiores mitos e verdades na hora de branquear os dentes.

Clareamento Deixa os Dentes Sensíveis
Parcialmente verdade. Realmente alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento. Às vezes a penetração do peróxido (um agente ativo do gel clareador) no tecido da polpa causa sua inflamação (a polpa é conhecida como “nervo” do dente). Ou ainda pode ocorrer a desidratação do dente por conta da sua exposição a uma temperatura elevada durante um longo período (procedimento comum do clareamento).

Cremes Dentais Funcionam como Clareadores
Mito. Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouca quantidade de agentes ativos do clareamento dental. Mas, por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos.

Clareamento Enfraquece o Dente
Mito. O clareamento consiste em uma reação química. O gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.

Durante o Clareamento não Pode Ingerir bebidas e Alimentos com Corantes
Verdade. Durante o tratamento clareador alguns alimentos, bebidas ou produtos devem ser evitados, pois podem interferir no resultado final do tratamento. A durabilidade da cor alcançada com o clareamento será reduzida se o paciente consumir excessivamente algumas bebidas como café ou chá preto ou ainda fumar.

Qualquer Pessoa pode Fazer Clareamento
Parcialmente verdade. Existem alguns casos em que o tratamento não é indicado como: em mulheres grávidas, crianças menores de 15 anos com o esmalte ainda não completamente formado, pessoa com implante, pacientes que apresentam doença periodontal e muitas restaurações, alérgico aos componentes da fórmula e pacientes com retração gengival.

Os Dentes Escurecem com o Passar dos Anos
Verdade. O efeito do clareamento dental tem duração variada, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos. Pessoas com uma exposição alta a agentes cromogénicos como o café e chá, por exemplo, necessitam de um tratamento de reforço a cada seis meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas, esses retoques são menos frequentes.

Clareamentos Caseiros não Funcionam
Mito. Não existem tratamentos mais ou menos eficazes. Na verdade, todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio que altera a cor do dente, através da oxidação causada nos pigmentos amarelados da dentina.

Qualquer Pessoa pode Ficar com os Dentes Brancos Após um Clareamento
Parcialmente verdade. Isso vai depender da resposta biológica da estrutura dental de cada pessoa.

Receitas Caseiras como Bicarbonato de Sódio, Limão, Água Oxigenada e Casca de Laranja Clareiam os Dentes
Mito. Estes produtos citados não possuem o potencial clareador. O bicarbonato de sódio é abrasivo e irá realizar apenas um polimento da superfície externa do dente (esmalte).

Clareamento Provoca Câncer
Mito. Não há relatos nem evidências de que os agentes clareadores venham a provocar o câncer.

Fonte: Terra

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
biometrico_voto
Último Dia do Cadastro Biométrico
Encerra hoje no Fórum Eleitoral o cadastramento biométrico para Altônia e São Jorge do Patrocínio. A Justiça Eleitoral convoca os eleitores para emissão...

Umuarama entre as Melhores Cidades do Paraná
Umuarama manteve a evolução medida pelo IFDM, que acompanha anualmente o crescimento socioeconômico dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros....
Futebol-Carlos-Rodrigues
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados e comentários do futebol regional....

Sicredi Recebe Comitiva Chinesa
Liderada pelo presidente do Qinghai Branch of Agricultural Development Bank, delegacão conheceu sede do Sicredi na Av. Paulista....



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Sicoob - Plano Safra - Id
Sicoob Arenito: Recursos Plano Safra 2020/2021
Conforme lançamento realizado pelo Governo Federal, o Plano Safra 2020/2021 contará com R$ 236,3 bilhões, um aumento de R$ 13,5 bilhões em relação ao anterior.
Sicoob
Sicoob: Sucesso no Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
PMA - Decreto Revogado - Id
Revogado Decreto Municipal de Altônia
Foi realizada nesta manhã de Sábado, 04 de julho de 2020, uma reunião de emergência na Prefeitura de Altônia onde ficou decidida a revogação do Decreto 091/2020.
Altônia - Garra e Força - ID
Altônia – Garra e Força
Grande repercussão na publicação do vídeo sobre a cidade de Altônia, ressaltando a garra e a força de um povo que já passou por muitas adversidades e soube se reerguer.
  • Voltar
  • Avancar