Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Indígenas no Paraná

Postado Por: Nelson Lima em 27 de dezembro de 2017.


Terra Roxa e Guaíra Buscam Solução para Questão Indígena 

Uma comitiva formada por lideranças de Terra Roxa e Guaira, se reuniu no último sábado (23), com o deputado federal Osmar Serraglio, Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso e Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, com o objetivo de discutir alternativas para solução da questão indígena que vem se acentuando nos dois municípios paranaenses.

De acordo com os membros da comitiva, o número de indígenas vindos (trazidos) de diversos Estados brasileiros e também de países vizinhos tem se acentuado naquelas localidades e trazendo muitas preocupações aos proprietários rurais que se veem sem o mínimo apoio das instituições e autoridades constituídas. Eles alegam que com a situação de invasão as propriedades perderam o valor de mercado. “Não se consegue vender ou mesmo contrair financiamento para as propriedades invadidas ou em risco de invasão”, alegam.

Outra preocupação dos proprietários rurais e lideranças da região é o Laudo Antropológico apresentado pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI. Segundo eles, constam muitas irregularidades que deverão ser contestadas. “O que nós queremos é que sejam cumpridas as Leis e garantido o direito de propriedade”.

Outro questionamento da comitiva é o Marco Temporal estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que seriam demarcadas terras onde no dia 05 de outubro daquele ano, existia índio. “Muito antes dessa data não existia índios nessas localidades”, afirmam.

Segundo Osmar Serraglio, “todos queremos o bem-estar dos indígenas. É triste ver até nas ruas de Umuarama crianças indígenas desprotegidas pela Funai. A Funai mais serve para provocar conflitos fundiários do que oferecer serviços de saúde, educação, enfim, dignidade”.

Participaram da reunião com o deputado, o prefeito de Terra Roxa Altair de Pádua, Luciane Possan Weber, da ONG DIP de Guaíra, Marcela Vales da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Terra Roxa, Roberto Weber, da ONG DIP, de Guaíra, Jean Carlos Neri, da OAB de Guaíra, Wagner José Rodrigues, do Sindicato Rural de Terra Roxa e o diretor do Grupo Ilustrado de Comunicação, jornalista Ilidio Coelho Sobrinho.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
FIP-Lançamento-Pós-Graduação-Id
FIP Lança Cursos de Pós Graduação
FIP Lança Cursos de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Alessandra Alves de Oliveira Kin...
Sub-11-de-Perobal-Id
Sub 11 de Perobal Vence o Coritiba
A equipe sub 11 de Perobal, da Escolinha do técnico Pebinha conseguiu um brilhante feito sábado em Perobal ao vencer, pela Terceira Copa Noroeste, a Escolinha...

Base Nacional Comum Curricular
A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite desta terça-feira, um seminário para a discussão e avaliação do documento preliminar da Base Naciona...
378139_10150404189170841_216169690840_8569593_1590970971_n
Ler Devia ser Proibido
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário e...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas do Sábado Maluco do Supermercado Luiz, válidas para 20 de Janeiro de 2018.
SM Bom Preço - Sexta da Carne - Id4
Sexta e Sábado da Carne do Bom Preço Max
Confira as ofertas da Sexta e Sábado das Carnes do Supermercado Bom Preço Max, válidas para 19 e 20 de Janeiro de 2018 nas lojas de Altônia e Iporã.
FIP - Vestibular 2018 - Id
Vestibular FIP: Conquiste Seu Futuro
Vestibular aberto na FIP - Faculdade de Iporã para os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, não perca essa oportunidade, preços promocionais, inscrições pelo site.
UNIP - Polo Altônia - Design de Interiores - ID
Novos Cursos na UNIP Polo Altônia
A Universidade Paulista através do Polo UNIP Altônia apresenta dois novos Cursos de Graduação: Design de Interiores e Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro.
  • Voltar
  • Avancar