
Crescimento do E-commerce no Brasil
Crescimento do E-commerce no Brasil
E-commerce é um termo em inglês (electronic commerce, comércio eletrônico) para designar toda transação comercial através de meios eletrônicos. Estão inclusos neste segmento, sites de compras coletivas, sites deleilões, marketplaces, etc.
Existem diversos benefícios no e-commerce, dentre eles, podemos destacar a redução de custos, a agilidade no processo de recebimento de pedidos, a possibilidade de vendas 24 horas por dia, atingir todos os usuários de internet, não importando sua localização e a grande comodidade gerada ao cliente final que poderá comprar seus produtos ou serviços do conforto de sua casa.
O Brasil é um dos países que registra as maiores taxas de crescimento em e-commerce no mundo e, apesar de grandes nomes estarem presentes na internet com enormes portais de vendas, a grande fatia responsável por este crescimento espantoso são as pequenas e médias lojas virtuais. Estudos apontam que existe muito espaço para desenvolvimento e crescimento do e-commerce no Brasil se compararmos com a média mundial.
O mercado online brasileiro está crescendo vertiginosamente e, um dos fatores que impulsionam este crescimento, são as milhares de lojas virtuais que existem. Apesar de competitivo e acirrado, e mercado e-commerce está em franca expansão, com possibilidade de abrigar novas lojas virtuais com produtos similares ou iguais que se diferenciem por preço, atendimento, etc.
De acordo com a E-bit, o E-commerce do Brasil movimentou R$ 35,8 bilhões em 2014, crescendo, nominalmente, 24%, em relação a 2013, quando o faturamento chegou a R$ 28,8 bilhões. Ao todo, foram mais de 51,5 milhões de consumidores únicos, sendo 10,2 milhões de novos entrantes ao longo do ano e mais de 103,4 milhões de pedidos realizados, a um tíquete médio de R$ 347.
A Black Friday também contribuiu para o sucesso do setor em 2014. “O resultado da ação, apesar de esperado, rendeu ao e-commerce R$ 1,16 bilhão, o que comprova que o modelo vem fazendo sucesso com os consumidores e lojistas, quebrando todos os recordes de faturamento em um único dia”, afirma Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit.
Para 2015, apesar da retração esperada na economia do país, a E-bit prevê um crescimento nominal de 20%, atingindo faturamento estimado de R$ 43 bilhões. “Será um ano bastante desafiador para o varejo em si, entretanto, nada que afete muito o comércio eletrônico, onde se concentram os melhores preços e condições. Acreditamos que o e-commerce continuará com crescimento bom, sobretudo nas vendas via mobile”, aposta Guasti.
Apesar de todos os números expressivos e que merecem sim a comemoração e atenção por parte dos empresários, ainda estamos longe dos números do mercado americano, que movimenta US$ 300 bilhões e respondem por cerca de 10% do faturamento do comércio por ano.
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