Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Consumo de energia encolhe 7,1% no início de janeiro

Consumo de Energia Encolhe 7,1% em Janeiro

Postado Por: Kamila Nascimento em 16 de janeiro de 2015.


Consumo de Energia Encolhe 7,1% em Janeiro, diz CCEE

Os dados preliminares de consumo de energia divulgados nesta sexta-feira, 16, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontam queda de 7,1% nos primeiros dias de janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O consumo de 58.871 MW médios entre 1º e 13 de janeiro foi pressionado negativamente pelo desempenho da indústria, onde o consumo dos segmentos de veículos e têxteis, por exemplo, teve retração superior a 30%. O consumo no Ambiente de Contratação Livre (ACL) encolheu 17,5% no período e totalizou 13.299 MW médios.

A queda da demanda foi acompanhada por um ajuste na geração, esta com retração de 4,3% em igual base comparativa, a um total de 63.071 MW médios. Os dados constam da última edição do boletim InfoMercado Semanal publicado pela CCEE.

“Apesar do aumento das precipitações em algumas regiões até a terceira semana de janeiro, as usinas hidráulicas geraram 45.426 MW médios, ou 8,5% menos em relação ao mesmo mês de 2014″, explica a CCEE.

A queda da geração hidráulica foi compensada pela geração das térmicas a biomassa (783,5 MW médios) e a gás (7.502 MW médios), as quais tiveram alta de 107% e 46,5%, respectivamente. A geração térmica representou, no período, 43,7% do total de geração térmica no Sistema Interligado Nacional (SIN). A geração eólica também teve desempenho expressivo, com alta de 120,9% e 1.887 MW médios gerados.

MRE

O documento divulgado nesta sexta também apresenta a estimativa da CCEE para o fator de ajuste do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), um modelo que visa o compartilhamento dos riscos hidrológicos entre diferentes usinas. A nova estimativa para janeiro sugere um déficit de geração hídrico de 23,1%. O número permanece elevado, mas é inferior aos mais de 30% estimados no início deste mês.

A diferença entre a geração hidráulica das usinas que compõem o MRE e a garantia física dos mesmos empreendimentos deve ficar em 13.583 MW médios em janeiro, estima a CCEE. Caso a previsão se confirme, o impacto para as empresas integrantes do MRE seria de R$ 3,9 bilhões.

“Cabe ressaltar que tal impacto depende das posições comerciais de cada agente, podendo implicar pagamento adicional para os agentes expostos negativamente ou menor receita para os expostos positivamente”, pondera a CCEE.

Fonte: Yahoo

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Iporã-Abertura-Jogos-da-Juventude-Destaque-01-Id
Abertura dos Jogos da Juventude em Iporã
A cidade de Iporã realizou a solenidade de Abertura da 30ª Edição dos Jogos da Juventude do Paraná. O Prefeito Robertinho Silva recepcionou as delegações...
Guarda-Mirim-de-Altônia-Destaque-06-Id
Formatura da Guarda Mirim de Altônia
Nesta quarta-feira, 13 de Dezembro, foi realizada a Solenidade de Formatura da Guarda Mirim de Altônia. Os formandos saíram de frente da Prefeitura e marchara...

O Boticário tem Novo Endereço em Altônia
A loja O Boticário completou 10 Anos em Altônia e agora está com novo endereço. Confira as fotos da inauguração em 29 de Novembro de 2018....

Iporã Inaugurou Duas Unidades do CMEi
O Prefeito Robertinho de Iporã inaugurou a reforma e ampliação de duas unidades CMEi e a pavimentação de asfaltos em ruas no Distrito da Vila Nilza e e no ...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Mendes-ID
Ofertas no Supermercado Mendes
Confira as Ofertas no Supermercado Mendes, validas até 25 de maio de 2020.
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar