Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Adiantar a Declaração de Imposto de Renda

Postado Por: Nelson Lima em 19 de fevereiro de 2018.


Adiantar a Declaração de Imposto de Renda traz Vantagens

Em breve, começa o período para preenchimento das Declarações de Imposto de Renda, que este ano tem como tempo determinado para envio de 2 de março até 28 de abril.  Para aqueles que declaram logo no começo do prazo estipulado, há algumas vantagens, dentre elas a de receber a restituição mais cedo.

A fila de restituição prioriza os idosos e portadores de doenças graves, mas após esse público receber, obedece uma ordem de entrega da declaração. Ao todo, são sete lotes de restituição, sendo o primeiro em junho e os demais em meados de cada mês, até dezembro. Ou seja, quem declarar nos primeiros dias pode receber antes o valor da restituição.

Independentemente de haver restituição ou imposto devido, ao antecipar a declaração o contribuinte tem também mais tempo para conferir possíveis erros de informações e fazer a retificação antes do encerramento do prazo, evitando, deste modo, o pagamento de multa ou até mesmo cair na malha fina. Ademais, quem deixa para o fim do prazo pode enfrentar congestionamento no site da Receita Federal.

Porém, para quem tem valor a restituir e possui dívidas, isso acaba sendo uma oportunidade e razão adicional para a antecipação, pois, assim, pode utilizar o recurso para quitação ou abatimento das operações, evitando o pagamento de juros desnecessários.

Investir o dinheiro da restituição é também uma opção vantajosa para os que querem colher bons frutos daquele dinheiro a mais na renda. A manutenção dos recursos na poupança, por exemplo, confere liquidez a qualquer momento para o investidor. Para aqueles que buscam rentabilidade superior à taxa referencial Selic, existe também a opção dos Fundos Multimercados, por exemplo.

O Sicredi – instituição financeira cooperativa que possui mais de 3,7 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros –, por exemplo, possui opções para todos os tipos de investidores. Além da poupança e aplicações em fundos, uma maneira interessante de investimento é a Previdência Privada, como PGBL, que permite abatimento de até 12% da renda bruta do contribuinte. Esta é uma maneira de planejar uma renda complementar para a aposentadoria e, em paralelo, obter um benefício fiscal.

Por isso, neste ano, adiante a sua Declaração de Imposto de Renda e faça valer ainda mais a sua merecida restituição, por meio de investimentos.

*Felipe de Oliveira Azevedo, gerente de Investimentos e Previdência do Banco Cooperativo Sicredi.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Prefeitura Adota Medidas Emergenciais
O levantamento completo dos prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias ainda não está completo, mas a Prefeitura de Umuarama já definiu ações para ...

Fiat Toro em Propaganda do Star Wars
Fiat Coloca Toro em Propaganda de Star Wars  Um dos assuntos mais comentandos nesta semana é, sem dúvida, a estreia do novo filme da saga Star Wars. O epi...
FIP-Solicitação-de-Novos-Cursos-Id
FIP Solicita ao MEC Novos Cursos
A FIP - Faculdade Iporã solicitou ao MEC, Ministério da Educação, autorização para implantação de mais 08 (oito) cursos de graduação, nas áreas da sa...
A-História-da-Páscoa
A História da Páscoa
Veja este inesquecível vídeo com crianças contando a história da Páscoa. De forma singela e maravilhosa elas surpreendem. Foi produzido pela Comunidade Lut...



Conteúdos Relacionados

Classificados
SM Bom Preço - MT 18-06-2018 - Id
Arraiá Bom Preço: Obrigado Altônia e Região
Confira as ofertas do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 23 de Junho nas lojas de Altônia e Iporã. Obrigado Altônia e Região pela maravilhosa participação no Terceiro Arraiá.
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca do Supermercado Luiz, válidas para 18 de Junho de 2018.
Frigorífico-de-Aves-em-Iporã
Frigorífico de Aves Será Construído em Iporã
Frigorífico de Aves Será Construído em Iporã e Trará Grande Desenvolvimento Regional. O projeto será de cerca de 50 milhões e contará com uma participação do Estado de cerca de 12 Milhões.
3º ARRAIA - Agradecimento Final - Id
Grande Sucesso no 3º Arraiá do Bom Preço Max
Milhares de pessoas participaram do 3º Arraiá do Bom Preço Max, a maior festa junina da região. Foi montada uma grande estrutura e muitos voluntários dedicaram-se em servir a todos.
  • Voltar
  • Avancar