Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Mônica Sousa e Empoderamento Feminino

Postado Por: Nelson Lima em 6 de novembro de 2018.


A convite do Sicredi, Mônica Sousa Fala sobre Empoderamento Feminino

O tema empoderamento feminino ganha força a cada dia no mundo todo. No Brasil, uma das principais iniciativas de inclusão da mulher nos cargos de liderança vem sendo desenvolvida pelo Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do País, que atende atualmente 3,8 milhões de associados em mais de 1.600 agências espalhadas por 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Mais de 50% da força de trabalho da instituição é feminina e a criação de comitês mulher pelas cooperativas está contribuindo para a evolução delas na hierarquia de cargos e salários. Nos dias 6 e 7 de novembro, esses grupos estarão reunidos em Curitiba durante o 2º Summit Comitês Mulher, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ. O evento contará com a participação de Mônica Sousa, que foi a inspiração para a personagem de histórias em quadrinhos mais famosa do Brasil.

Ela é diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento, publicidade e novos projetos da companhia, que neste ano desenvolveu uma série de gibis sobre educação financeira para crianças em conjunto com o Sicredi e o Banco Central.

Empreendedora com visão crítica e inovadora de negócios, Mônica Sousa levou sua atuação também para projetos de inclusão social. Ela criou o projeto Donas da Rua, para o empoderamento das meninas, em que as personagens meninas da Turma da Mônica reforçam a autoestima das futuras mulheres. Conselheira do projeto Winning Women, da EY, foi uma das ganhadoras do 12º Prêmio Excelência Mulher. É formada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e especializada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e do Pacto Global.

Outro momento importante do 2º Summit Comitês Mulher do Sicredi será a palestra “Heart and Backbone”, da especialista em liderança, coaching e mindfulness, Sandra McDowell. Ela vai dar dicas de como as executivas podem liderar com o cérebro, melhorando a produtividade, a comunicação e o bem-estar geral.

Gisele Gomes, que é Especialista em Negócios Internacionais pela Universidade de Economia de Katowice na Polônia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também falará sobre questões de gênero e empoderamento feminino durante o evento, que contará ainda com a apresentação dos principais trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas em prol das mulheres.

As convidadas também irão participar do painel OpenSpace, espaço aberto para debate de ideias e sugestões sobre a atuação dos comitês nas cooperativas, coordenado pelo professor doutor Sérgio Vale da Paixão, acompanhado das consultoras Rejane Andrade e Ellen Castilho.

O evento será finalizado com o painel 15×15, coordenado pela Escola de Criatividade de Curitiba, realizado para o compartilhamento de ideias e histórias de mulheres que inspiram e realizam ações transformadoras.

 Trabalho Reconhecido

Em 2018, o trabalho do Sicredi foi laureado em Singapura com o reconhecimento mundial Athena Award 2018 – conferido pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito). O reconhecimento, inspirado na deusa da mitologia grega, que representa força, coragem e sabedoria, é conferido aos executivos ou instituições que deram uma contribuição notável ao desenvolvimento da liderança das mulheres no movimento das cooperativas de crédito.

A partir dessa conscientização, as cooperativas Sicredi estruturam grupos de trabalho para a formação de um comitê mulher, que trabalha em prol dessa causa. Cada grupo tem uma agenda própria de trabalho e se reúne anualmente com outros comitês durante o Summit, momento no qual são apresentados os principais cases de sucesso.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
atletico-ivaté
Goleada do Clube Atlético Ivaté
Jogando em Herculândia, a equipe do Clube Atlético Ivaté aplicou uma fragorosa goleada na equipe do Herculândia por 5x0....

Curso de Manipulação de Alimentos
O curso oferece conhecimento aprofundado sobre as boas práticas na manipulação de alimentos, que devem ser respeitadas para garantir a qualidade higiênico-s...
ID-Thamires-Ratti
Direito do Consumidor
Damos boas vindas a Advogada Thamires Ratti que passa a colaborar com a Coluna Direito & Cotidiano, que foi criada com o intuito de levar informação acerca do...

Programa de Personalização de Carros
Para começar, a empresa disponibilizou apenas um de seus modelos para o programa, com a promessa de que outros serão adicionados à lista. O escolhido foi a M...



Conteúdos Relacionados

Classificados
SM Bom Preço - MT - Id
Queima de Estoque no Bom Preço Max
Confira as Super Ofertas de Queima de Estoque do Bom Preço Max, validas até 26 de Janeiro nas lojas de Altônia e Iporã. Nesta segunda-feira a Loja de Iporã estará fechada para Balanço.
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as Ofertas do Sábado Maluco do Supermercado Luiz, válidas para 19 de Janeiro de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 15/01/2019 na cidade de Altônia. Confira!
PM Iporã - Unidade de Frango - Id
Início das Obras da Unidade de Frango de Iporã
Nesta segunda-feira, 22 de Outubro, o Prefeito Robertinho gravou vídeo comemorando a chegada das primeiras vigas para a construção da Unidade de Frango de Iporã que vai gerar 1.000 empregos.
  • Voltar
  • Avancar