Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

O que é o Indulto de Natal?

Postado Por: Thamires Ratti em 23 de dezembro de 2015.


Você Sabe Realmente o Que é o Indulto de Natal? 

Alvo de muitas críticas, o Indulto de Natal é concedido pelo Presidente da República, e significa literalmente perdoar a pena. Exatamente isso que você leu: o detento é solto permanentemente, pois a pena a que foi condenado é totalmente extinta.

O documento é elaborado com o aval do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e acolhido pelo Ministério da Justiça, sendo editado anualmente.

O Decreto Presidencial estabelece as condições para a concessão do indulto, apontando os presos que podem e os que não podem ser contemplados e determina o papel de cada órgão envolvido em sua aplicação.

Normalmente, o benefício é destinado aos detentos que cumprem requisitos como por exemplo:

  • Ter bom comportamento;
  • Estar preso há um determinado tempo;
  • Ser paraplégico, tetraplégico, portador de cegueira completa;
  • Ser mãe de filhos menores de 14 anos;
  • Ter cumprido pelo menos dois quintos da pena em regime fechado ou semi-aberto.

Deve manter ainda o bom comportamento no cumprimento da pena, e não responder a processo por outro crime praticado com violência ou grave ameaça contra a pessoa.

Não podem ser beneficiados os condenados que cumprem pena pelos crimes hediondos ou equiparados (tráfico, terrorismo e tortura).

O Indulto Natalino é uma das políticas de ressocialização do preso, perdoando-o pelo crime cometido e possibilitando que ele sinta-se parte da sociedade novamente.

É sempre bom lembrar que, embora tenham cometido erros, os condenados são seres humanos, e merecem a chance de se redimir.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Prefeito-Robertinho-Pesquisa-100-Dias-Id
Aprovação de Robertinho Bate Recorde
Os primeiros 100 dias da segunda gestão consecutiva do Prefeito Robertinho Silva em Iporã-PR, apontam em pesquisa 87,97% de aprovação. Veja vídeo com palav...

Sicredi promove Feirão de Veículos
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, a cidade de Umuarama recebe o Feirão de Veículos Sicredi. No evento, estarão expostos mais de 500 automóveis e motocicleta...
Coluna-Paternidade-de-Deus-Sem-Registro-Id
5,5 Milhões de Crianças Sem Pai no Registro
O Brasil tem 5,5 milhões de crianças sem pai no registro. Os dados foram levantados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ com base no Censo Escolar de 2011...

Dia ‘D’ de Combate ao Mosquito da Dengue
A Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta quarta-feira, 9, uma série de ações moti...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Ofertas no Supermercado Mendes
Confira as Ofertas no Supermercado Mendes, validas até 25 de maio de 2020.
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar