Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Por que Odiamos Nossas Fotos?

Por que Odiamos Nossas Fotos?

Postado Por: Kamila Nascimento em 27 de janeiro de 2015.


Por que Odiamos Nossas Fotos? 

Aquela foto com a família no Natal ficou péssima e a foto com os amigos no ano novo está pior ainda? Por que odiamos tanto as nossas próprias fotos? Ou por que nunca saímos na foto como nos vemos no espelho? Simples. Temos o péssimo hábito de achar que somos mais bonitos e atraentes do que realmente somos.

A ciência explica: a culpa é do espelho. Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais – ou seja, que são mais expostas.

No experimento, Zajonc reuniu um grupo de pessoas e mostrou uma sequência de imagens geométricas em uma velocidade altíssima, de modo que era impossível distinguir as figuras. Depois mostrou as mesmas formas, dessa vez ‘congeladas’, e pediu para que os voluntários escolhessem a mais atrativa. O resultado era sempre o mesmo: eles escolhiam aquela que aparecia mais vezes na sequência.

Zajonc concluiu que a exposição repetida gera familiaridade na mente humana. Por isso, quanto mais tempo você passa na frente do espelho, exposto ao seu  próprio reflexo, mais atraente você acha que está. E é pela mesma razão que acontece o estranhamento diante de uma foto sua: você não está familiarizado com aquela imagem estática.

Outro ponto que atrapalha nossa relação com as fotos é a expectativa. Sempre esperamos sair na foto do mesmo jeito que nos vemos no espelho. A dica é simples: use o Efeito de Mera Exposição a seu favor. Familiarize-se com sua foto: basta olhar pra ela repetidamente. Lógico que a imagem não vai passar por um Photoshop instantâneo, mas logo seu cérebro vai acreditar que você não está tão mal assim.

*Com supervisão de Luciana Galastri



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Seminário Discute gestão de resíduos sólidos
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou recentemente o 1º Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, em parcerias com Umuarama e outros municípios d...
Sub-11-de-Perobal-Id
Sub 11 de Perobal Vence o Coritiba
A equipe sub 11 de Perobal, da Escolinha do técnico Pebinha conseguiu um brilhante feito sábado em Perobal ao vencer, pela Terceira Copa Noroeste, a Escolinha...
Esperança-Nova-Baile-19-Anos-Destaque-01
Show e Baile de Aniversário em Esperança Nova
Esperança Nova celebrou seus 19 anos com belíssimo Show em Praça Pública e o Baile no Centro de Eventos. Show com Pedro Henrique & Fernando e Baile com Band...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Sicoob - Alice Assistente Virtual - Id
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Prêmio Cresol - Id
Cresol: Entre Melhores Empresas para Trabalhar
Segundo pesquisa da Great Place To Work (GPTW), a Cresol está entre as dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil no segmento do Agronegócio.
Sicoob - Plano Safra - Id
Sicoob Arenito: Recursos Plano Safra 2020/2021
Conforme lançamento realizado pelo Governo Federal, o Plano Safra 2020/2021 contará com R$ 236,3 bilhões, um aumento de R$ 13,5 bilhões em relação ao anterior.
Sicoob
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
  • Voltar
  • Avancar