Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Por que Odiamos Nossas Fotos?

Por que Odiamos Nossas Fotos?

Postado Por: Kamila Nascimento em 27 de janeiro de 2015.


Por que Odiamos Nossas Fotos? 

Aquela foto com a família no Natal ficou péssima e a foto com os amigos no ano novo está pior ainda? Por que odiamos tanto as nossas próprias fotos? Ou por que nunca saímos na foto como nos vemos no espelho? Simples. Temos o péssimo hábito de achar que somos mais bonitos e atraentes do que realmente somos.

A ciência explica: a culpa é do espelho. Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais – ou seja, que são mais expostas.

No experimento, Zajonc reuniu um grupo de pessoas e mostrou uma sequência de imagens geométricas em uma velocidade altíssima, de modo que era impossível distinguir as figuras. Depois mostrou as mesmas formas, dessa vez ‘congeladas’, e pediu para que os voluntários escolhessem a mais atrativa. O resultado era sempre o mesmo: eles escolhiam aquela que aparecia mais vezes na sequência.

Zajonc concluiu que a exposição repetida gera familiaridade na mente humana. Por isso, quanto mais tempo você passa na frente do espelho, exposto ao seu  próprio reflexo, mais atraente você acha que está. E é pela mesma razão que acontece o estranhamento diante de uma foto sua: você não está familiarizado com aquela imagem estática.

Outro ponto que atrapalha nossa relação com as fotos é a expectativa. Sempre esperamos sair na foto do mesmo jeito que nos vemos no espelho. A dica é simples: use o Efeito de Mera Exposição a seu favor. Familiarize-se com sua foto: basta olhar pra ela repetidamente. Lógico que a imagem não vai passar por um Photoshop instantâneo, mas logo seu cérebro vai acreditar que você não está tão mal assim.

*Com supervisão de Luciana Galastri



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Refis-Iporã-Id
REFIS: Você Contribui e Iporã Cresce
A Prefeitura de Iporã lança o REFIS 2017, Programa de Recuperação Fiscal. Ganhe descontos para regularizar sua situação fiscal e débitos pendentes com a ...

Curso Profissionalizante em Altônia
Curso Profissionalizante de Auxiliar Administrativo visa capacitar o aluno nas principais rotinas de um escritório e ou empresa, bem como saber comportar-se fr...

Inauguração da Magazine Luiza em Altônia
Nesta sexta-feira pela manhã, 14 de Setembro de 2018 às 9h00, a rede de lojas Magazine Luiza inaugurará sua Loja Virtual na cidade de Altônia com transmiss...
UB-Curso-de-Capelania-Id2
Curso Completo de Capelania
O Capelão é um assistente Religioso e Social que tem como objetivo cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Mendes-ID
Ofertas no Supermercado Mendes
Confira as Ofertas no Supermercado Mendes, validas até 25 de maio de 2020.
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar