Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Claudio Palozi - Coluna Meio Ambiente

O Polêmico Código Florestal

Postado Por: Claudio Palozi em 28 de abril de 2012.


O Polêmico Código Florestal

Há mais de 10 anos, tramita no Parlamento Nacional uma minuta de lei integrando nova proposta normativa para reformar o Código Florestal que é de l.965. Toda discussão é acompanhada pela sociedade que aguarda com ansiedade a atualização da principal lei ambiental brasileira, na expectativa de agrado genérico a todos os seguimentos, com equilíbrio ao uso da terra urbana e rural, promovendo o desenvolvimento social, econômico e menor impacto ambiental possível.

A polêmica continua, porque enquanto essa nova lei não é definitivamente sancionada, muitos investimentos públicos e privados não se realiza no Brasil, exatamente por falta de orientação jurídica segura, com garantia de estabilidade produtiva equilibrada e sem nenhuma contestação do ponto de vista ambiental.

O problema é que existe uma forte representação de grandes ruralistas, principalmente na Câmara dos Deputados e integrantes da Confederação Nacional da Agricultura – CNA, que busca freqüentemente o aumento de área para cultivo no campo, provoca e afronta as florestas nativas e estimula o desmatamento prejudicando a sustentabilidade.

Durante todo esse tempo de tramitação o projeto foi modificado várias vezes, que depois de aprovado no Senado sofreu algumas modificações pela Câmara Federal, tais como: anistia na recuperação de florestas desmatadas até julho de 2008; redução de Áreas de Proteção Ambiental – APPs de 30 para 15 metros nas margens de rios com até 10 metros de largura; e diminuição de Área de Reserva Legal em diferentes biomas do Território Nacional, o texto segue para sanção ou veto da Presidenta Dilma.

A sociedade espera que haja veto Presidencial em alguns desses dispositivos, caso contrário seria rasgar todos os avanços de proteção ambiental já conquistado, tornando letras mortas parte do conteúdo do Código em vigência e que já prejudicou pequenos proprietários rurais, obrigados a efetuar averbações de Reserva Legal (inclusive acusados por crime e sob pena de reclusão), poderão ficar sem nenhuma forma de compensação.

O foco agora é na Presidência da nossa República. Não podemos voltar ao século 20, queremos motivos para comemoração na semana do meio ambiente que se aproxima e principalmente, apresentar ao mundo um bom exemplo de casa na conferência Rio + 20, que acontecerá no Brasil no próximo mês de junho.

Continuamos atentos aguardando o desfecho, pensando no hoje e com visão no futuro, pois não haverá desenvolvimento com inclusão social sem observância de proteção ao patrimônio ambiental. O interesse público deve prevalecer, a água, o ar e as florestas não podem ser negociados como moeda de troca, porque para devastar é muito rápido e recuperar é uma eternidade.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Iporã-Inauguração-da-Escola-Destaque-Id01
Escola Professora Geni Giordana em Iporã
A Prefeitura Municipal de Iporã inaugurou a nova instituição de ensino público do município, a Escola Professora Geni Aparecida Giordano....
Jornal-O-Popular-28-Out-2017-Id
Jornal O Popular – 28-Outubro/2017
Confira a edição especial de 28 de Outubro do Jornal O Popular, editado pelo comunicador Gilmar Gil na cidade de Iporã-PR. Com 16 páginas traz os detalhes e...
Douglas-Alberto-Coaching-Primeira-Matéria
O Que Quebra uma Empresa?
O empresário empreendedor Douglas Alberto contribuirá com conteúdo na Rede Amerios escrevendo artigos na Coluna Coaching. Leia a primeira postagem com o tema...
Futebol-Carlos-Rodrigues
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Ofertas no Supermercado Mendes
Confira as Ofertas no Supermercado Mendes, validas até 25 de maio de 2020.
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar