Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Licenca-Maternidade-2011

Licença-Maternidade: de 4 Meses Para 1 Ano

Postado Por: Kamila Nascimento em 20 de novembro de 2014.


Licença-Maternidade: de 4 Meses Para 1 Ano

A Comissão Especial da Primeira Infância discutiu nesta quarta-feira, pela primeira vez, emendas para o Projeto de Lei 6.998/2013, que pretende ser o marco legal da primeira infância. Um dos pontos polêmicos do dispositivo é o aumento do tempo de licença-maternidade para um ano e de licença-paternidade para um mês.

Para o autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), este é um ponto importante, mas que ainda está sendo discutido pelos membros da comissão. “Não será um gasto a mais para as empresas, é um investimento que vai prevenir muitos problemas futuros, não só para a família, mas para a sociedade toda”, explicou.

O projeto foca em um conjunto de ações para o início da vida, como ampliar a qualidade do atendimento para crianças até 6 anos, com carreira, capacitação e, inclusive, com a criação de novas funções públicas, que cuidem do início da vida, de modo a valorizar o papel da mãe e do pai junto à criança, bem como criar espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver.

Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de avaliação do desenvolvimento da criança, para verificar se o modelo de cuidado está adequado ou precisa ser alterado.

Segundo Terra, a primeira infância começou a ser intensamente pesquisada há cerca de 20 anos, e é durante esse período que a criança desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas. Logo, a atenção deve ser maior para assegurar condições de desenvolvimento saudável.

Segundo o relator, deputado João Ananias (PCdoB-CE), o projeto deve ser votado no dia 2 de dezembro, na Comissão Especial da Primeira Infância. O dispositivo altera a Lei 8,069 – o Estatuto da Criança e do Adolescente.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Uma resposta para “Licença-Maternidade: de 4 Meses Para 1 Ano”

  1. Juliane Ramires disse:

    Espero que seja aprovada, é muito importante o primeiro ano de vida, muitas mudanças e descobertas e nada melhor do que viver esse tempo com a mãe.

Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Perobal Ganha Nova Agência Sicredi
A cerimônia de reinauguração juntamente com a Assembleia de Núcleos que contou com a presença de cerca de 600 pessoas, entre associados, convidados, dirige...

Professora da IFPR Publica Livro
A professora Máriam Trierveiler Pereira publicou no início desse mês o livro "Indicador de Qualidade Socioambiental Urbana: IQSAU", pela Editora Livro Rápid...
378139_10150404189170841_216169690840_8569593_1590970971_n
Ler Devia ser Proibido
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário e...
Esperança-Nova-Baile-19-Anos-Destaque-01
Show e Baile de Aniversário em Esperança Nova
Esperança Nova celebrou seus 19 anos com belíssimo Show em Praça Pública e o Baile no Centro de Eventos. Show com Pedro Henrique & Fernando e Baile com Band...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 23/10/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Terça Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas do Sábado Maluco do Supermercado Luiz, validas para 19 de Outubro de 2019.
SM Bom Preço - 21-10-2019 - Id
Bom Preço Max e Parati: Sorteio 2 Motos
Confira as ofertas do Bom Preço Max, validas até 26 de Outubro nas lojas de Altônia e Iporã. O que já era bom, melhorou ainda mais. Bom Preço Max e Parati agora vão sortear 2 Motos.
Ofertas do Outubro Rosa no Mendes
Confira as Ofertas do Outubro Rosa no Supermercado Mendes em Pérola. validas até 21 de Outubro de 2019.
  • Voltar
  • Avancar