Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Lei da Guarda Compartilhada de Filhos é Aprovada

Lei da Guarda Compartilhada de Filhos é Aprovada

Postado Por: Kamila Nascimento em 27 de novembro de 2014.


Lei da Guarda Compartilhada de Filhos é Aprovada 

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) projeto que regulamenta a guarda compartilhada. O texto, que altera o Código Civil, segue agora para sanção presidencial.

A proposta estabelece que a Justiça deverá conceder guarda compartilhada aos pais mesmo quando não houver acordo entre eles quanto à guarda do filho. Pela lei atual, a guarda compartilhada é aplicada “sempre que possível”, segundo o texto da lei.

Os senadores aprovaram a proposta em regime de urgência, como veio da Câmara. Houve apenas uma mudança na redação do projeto, que substitui a expressão “tempo de custódia física” por “tempo de convivência”.

De acordo com o senador Jayme Campos (DEM-MT), relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, a legislação atual “dá margem a decisões equivocadas do Judiciário” e está apoiada em um “sistema viciado”.

“[A lei atual] se baseia na guarda unilateral como melhor decisão nos casos de litígio, o que ocorre em 90% das separações. Embora a guarda compartilhada já esteja prevista em lei, hoje apenas 6% das decisões de guarda contemplam a divisão das responsabilidades entre pai e mãe”, destacou Campos.

O texto prevê que o tempo de convivência com os filhos deve ser dividido de forma “equilibrada” entre mãe e pai. Eles serão responsáveis por decidir em conjunto, por exemplo, forma de criação e educação da criança; autorização de viagens ao exterior e mudança de residência para outra cidade. O juiz deverá ainda estabelecer que a local de moradia dos filhos deve ser a cidade que melhor atender aos interesses da criança.

Pelo projeto, a guarda unilateral será concedida apenas quando um dos pais abrir mão do direito ou caso o juiz verifique que o filho não deva permanecer sob a tutela de um dos responsáveis. Neste caso, quem abrir mão da guarda fica obrigado a supervisionar os interesses da criança.

Dezenas de pais acompanharam a sessão no plenário e comemoraram a aprovação do projeto. O presidente da Associação dos Pais e Mães Separados (Apase), Arnaldino Paulino Neto, classificou como “fantástica” a aprovação da proposta. Segundo ele, a medida vai diminuir os casos de litígio entre os pais e melhorar a vida de crianças e adolescentes.

“Antes você teria que entrar com o processo, discutir, ter dois, três anos de luta judicial. Agora é automático. Separou, o pai é pai, a mãe é mãe, guarda compartilhada, e vão cuidar os dois do filho da forma como combinarem. E se não combinarem, o juiz estabelece como vai ser”, ressaltou Paulino Neto.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Guarde no Coração o Sorriso do Léozinho
Os amigos do Léozinho publicaram um vídeo desejando que você guarde este sorriso no seu coração. Leonardo Henrique Bezerra...
UNIP-Polo-Altônia-Design-de-Interiores-ID
Novos Cursos na UNIP Polo Altônia
A Universidade Paulista através do Polo UNIP Altônia apresenta dois novos Cursos de Graduação: Design de Interiores e Gestão de Serviços Jurídicos, Notar...

Mulheres Avançam na Engenharia
O progresso feminino na Engenharia paranaense se reflete em números. Eram 7.768 profissionais em 2010 e neste ano, são 11.647 – crescimento de quase 50%....

Encontro do Programa A União Faz a Vida
Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi tem em sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania al...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
SM Bom Preço - 27-01-2020 - Id
Ofertas Semanais do Bom Preço Max
Confira as Ofertas Semanais do Supermercado Bom Preço Max, validas até 1º de Fevereiro de 2020.
Sábado Maluco do Supermercado Luiz
Confira as ofertas do Sábado Maluco do Supermercado Luiz, válidas para 25 de janeiro de 2020.
Começando o Ano Pagando Menos no Mendes
Confira as Ofertas da Quinta das Carnes no Supermercado Mendes em Pérola, validas para 23 de janeiro de 2020.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 22/01/2020 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar