Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Lei da Guarda Compartilhada de Filhos é Aprovada

Lei da Guarda Compartilhada de Filhos é Aprovada

Postado Por: Kamila Nascimento em 27 de novembro de 2014.


Lei da Guarda Compartilhada de Filhos é Aprovada 

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) projeto que regulamenta a guarda compartilhada. O texto, que altera o Código Civil, segue agora para sanção presidencial.

A proposta estabelece que a Justiça deverá conceder guarda compartilhada aos pais mesmo quando não houver acordo entre eles quanto à guarda do filho. Pela lei atual, a guarda compartilhada é aplicada “sempre que possível”, segundo o texto da lei.

Os senadores aprovaram a proposta em regime de urgência, como veio da Câmara. Houve apenas uma mudança na redação do projeto, que substitui a expressão “tempo de custódia física” por “tempo de convivência”.

De acordo com o senador Jayme Campos (DEM-MT), relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, a legislação atual “dá margem a decisões equivocadas do Judiciário” e está apoiada em um “sistema viciado”.

“[A lei atual] se baseia na guarda unilateral como melhor decisão nos casos de litígio, o que ocorre em 90% das separações. Embora a guarda compartilhada já esteja prevista em lei, hoje apenas 6% das decisões de guarda contemplam a divisão das responsabilidades entre pai e mãe”, destacou Campos.

O texto prevê que o tempo de convivência com os filhos deve ser dividido de forma “equilibrada” entre mãe e pai. Eles serão responsáveis por decidir em conjunto, por exemplo, forma de criação e educação da criança; autorização de viagens ao exterior e mudança de residência para outra cidade. O juiz deverá ainda estabelecer que a local de moradia dos filhos deve ser a cidade que melhor atender aos interesses da criança.

Pelo projeto, a guarda unilateral será concedida apenas quando um dos pais abrir mão do direito ou caso o juiz verifique que o filho não deva permanecer sob a tutela de um dos responsáveis. Neste caso, quem abrir mão da guarda fica obrigado a supervisionar os interesses da criança.

Dezenas de pais acompanharam a sessão no plenário e comemoraram a aprovação do projeto. O presidente da Associação dos Pais e Mães Separados (Apase), Arnaldino Paulino Neto, classificou como “fantástica” a aprovação da proposta. Segundo ele, a medida vai diminuir os casos de litígio entre os pais e melhorar a vida de crianças e adolescentes.

“Antes você teria que entrar com o processo, discutir, ter dois, três anos de luta judicial. Agora é automático. Separou, o pai é pai, a mãe é mãe, guarda compartilhada, e vão cuidar os dois do filho da forma como combinarem. E se não combinarem, o juiz estabelece como vai ser”, ressaltou Paulino Neto.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Veteranos-de-Altônia-Id
Goleada no Clássico em Altônia
Em jornada de rara inspiração e de muita determinação, a equipe de Veteranos da AVA/Supermercado Luiz/Altônia disputou no último sábado, seu melhor jogo ...

Sucesso Total da Impacto em SJP
Em noite de gala e com sucesso total foi realizado o Jantar da Impacto Pesquisas em São Jorge do Patrocínio. Foram homenageados profissionais, empresas e lide...

Sicredi Comemora 30 Anos em Palotina
No último sábado a Sicredi se reuniu em Palotina, cidade onde nasceu a Cooperativa com mais de 1.000 convidados para mais uma cerimônia em celebração aos s...
copa-foster
Clube Atlético Ivaté Vence mais Uma
Atravessando uma excelente fase, a equipe do Clube Atlético Ivaté conquistou no último final de semana mais uma importante vitória ao vencer a ótima equipe...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Mendes-ID
Ofertas no Supermercado Mendes
Confira as Ofertas no Supermercado Mendes, validas até 25 de maio de 2020.
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar