Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Postado Por: Kamila Nascimento em 12 de janeiro de 2015.


Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Um dos maravilhosos milagres da Internet é possibilitar a expressão de uma multidão de escribas. Está quase todo mundo bordando palavras no Facebook, Twitter, blogs e congêneres.

A enorme vantagem de uma multidão de escribas é navegarmos na infinita leitura de pontos de vista, abordagens, narrativas. Veganos e carnívoros, devassos e evangélicos, anjos e demônios disputam olhos e atenção de leitores. Todos almejando aumentar o número de seguidores.

Mas também é fato que a redação interneteira tem seus tropeços. Às vezes, quer subir a ladeira e despenca. Outras, quer amanhecer, mas entardece. Há muita produção ruim. Talvez a facilidade espantosa de postar ideias e comentários nos leve ao afrouxamento de algumas regras básicas da comunicação.

As cinco perguntinhas O que? Quem? Como? Onde? Por quê? sumiram da maioria dos textos. Alguém nos chama para um evento, mas não diz onde é. Conta o final da história, mas omite o começo. Ou mesmo escreve o começo e fica com preguiça de desenvolver a continuação.

Ou seja, o leitor acaba órfão. Vira alguém convidado a atravessar uma avenida com os olhos vendados. Ora, quem quer isso? O leitor então foge. Vai procurar outro texto que o acolha e, principalmente, que produza sentido. Somos seres loucos por encontrar sentidos.

Não importa se a comunicação é impressa ou digital, a mensagem tem que cumprir seu ciclo de vida, tem que entregar um sentido. Ela sai da cabeça de alguém, materializa-se em frases, chega na cabeça de outro alguém. Operação simples e complexa ao mesmo tempo.

Daí quando você for escrever – de um curto parágrafo a um longo romance – lembre-se que sua matéria-prima é a língua. No nosso caso, o português-brasileiro. O idioma é a plataforma de lançamento dos foguetes levando nossas ideias, opiniões, interpretações do mundo.

Quanto mais íntimos ficarem língua e escriba, melhor será a expressão. Pois, no fundo, escrever é tirar as palavras para dançar. É levá-las para o meio do salão e fazê-las sonhar. Só assim o leitor sentirá ciúmes delas e nos seguirá.

- Fernanda Pompeu



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Times-em-Destaque-4-Toque-de-Bola-Id
Toque de Bola Diferente e Melhor
O Colunista Carlos Rodrigues reforça seu compromisso de acompanhar e comentar o Futebol Regional. Que em 2018 o Toque de Bola seja diferente e ainda melhor....
Times-em-Destaque-4-Veteranos-do-Gazin-2-Id
Veteranos do Gazin Vencem em Douradina
Em jornada inspirada do atleta douradinense Jefinho, a equipe de Veteranos da Gazin venceu no último sábado, o bom time de Veteranos da AVA/Supermercado Luiz/...

Sicredi Show Rural
O Sicredi estará presente no Show Rural Coopavel, que ocorre entre os dias 4 e 8 de fevereiro em Cascavel, considerada a capital do Oeste do Paraná, e disponi...

Sicredi Atinge 4 milhões de Associados
Com este marco, Instituição Financeira Cooperativa pioneira no Brasil confirma sua contribuição para a expansão do cooperativismo de crédito no País....



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Lista Pré Candidatos - ID2
Altônia: 75 Pré-Candidatos a Vereador
Confira a relação dos 75 pré-candidatos a vereador em Altônia informados pelo TSE ou pelos partidos ao Portal Altônia: CIDADANIA - MDB - PDT - PP - PSD - PSC - PSL – PT – PTB.
Quinta das Carnes e Folheto no Mendes
Confira as Ofertas da Quinta das Carnes do Mendes em Pérola no Supermercado Mendes, validas para 10/09/2020.
Sicoob - Alice Assistente Virtual - Id
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Prêmio Cresol - Id
Cresol: Entre Melhores Empresas para Trabalhar
Segundo pesquisa da Great Place To Work (GPTW), a Cresol está entre as dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil no segmento do Agronegócio.
  • Voltar
  • Avancar