Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Postado Por: Kamila Nascimento em 12 de janeiro de 2015.


Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Um dos maravilhosos milagres da Internet é possibilitar a expressão de uma multidão de escribas. Está quase todo mundo bordando palavras no Facebook, Twitter, blogs e congêneres.

A enorme vantagem de uma multidão de escribas é navegarmos na infinita leitura de pontos de vista, abordagens, narrativas. Veganos e carnívoros, devassos e evangélicos, anjos e demônios disputam olhos e atenção de leitores. Todos almejando aumentar o número de seguidores.

Mas também é fato que a redação interneteira tem seus tropeços. Às vezes, quer subir a ladeira e despenca. Outras, quer amanhecer, mas entardece. Há muita produção ruim. Talvez a facilidade espantosa de postar ideias e comentários nos leve ao afrouxamento de algumas regras básicas da comunicação.

As cinco perguntinhas O que? Quem? Como? Onde? Por quê? sumiram da maioria dos textos. Alguém nos chama para um evento, mas não diz onde é. Conta o final da história, mas omite o começo. Ou mesmo escreve o começo e fica com preguiça de desenvolver a continuação.

Ou seja, o leitor acaba órfão. Vira alguém convidado a atravessar uma avenida com os olhos vendados. Ora, quem quer isso? O leitor então foge. Vai procurar outro texto que o acolha e, principalmente, que produza sentido. Somos seres loucos por encontrar sentidos.

Não importa se a comunicação é impressa ou digital, a mensagem tem que cumprir seu ciclo de vida, tem que entregar um sentido. Ela sai da cabeça de alguém, materializa-se em frases, chega na cabeça de outro alguém. Operação simples e complexa ao mesmo tempo.

Daí quando você for escrever – de um curto parágrafo a um longo romance – lembre-se que sua matéria-prima é a língua. No nosso caso, o português-brasileiro. O idioma é a plataforma de lançamento dos foguetes levando nossas ideias, opiniões, interpretações do mundo.

Quanto mais íntimos ficarem língua e escriba, melhor será a expressão. Pois, no fundo, escrever é tirar as palavras para dançar. É levá-las para o meio do salão e fazê-las sonhar. Só assim o leitor sentirá ciúmes delas e nos seguirá.

- Fernanda Pompeu



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

TCE-PR Multa Ex-Prefeitos de Altônia
O TCE-PR aprovou parcialmente os repasses da Prefeitura de Altônia para a Associação Altoniense de Assistência Social (AAAS - Creches). Por irregularidades...

Projeto Meu Bairro Eu Amo Eu Cuido
Foi realizado na Base da Guarda Municipal José Campos em Altônia, o Lançamento do Projeto Meu Bairro - EU Amo, Eu Cuido. É uma iniciativa da Guarda Mirim co...

Papai Noel Percorrerá os Distritos de Umuarama
Neste Natal, as crianças que residem fora da sede de Umuarama também terão a oportunidade de receber a vista do Papai Noel....
Times-em-Destaque-3-40tões-de-Nova-Londrina-Id
Jogão de Veteranos em Nova Londrina
Sem confusão e com muita cordialidade em campo, os dois melhores times de Veteranos da região de Nova Londrina disputaram um excelente amistoso, que terminou ...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Barracão de Reciclável - ID4
Mais de R$ 1 Milhão na Reciclagem do Lixo
Foi inaugurado em Altônia nesta sexta-feira o Barracão de Recicláveis, que tem como finalidade separar materiais recicláveis simples. Mais de R$ 1 Milhão foram Investidos.
Sicoob Amplia Agências - Id
Bancos Fecham Agências e Cooperativas Abrem
Enquanto os grandes bancos fecharam mais de mil agências no último ano, e planejam fechar mais, as cooperativas de crédito ampliaram a presença física na pandemia em novos pontos no país.
Gov-Br - Id
Sicoob – 1ª Cooperativa Integrada ao GOV.BR
O Sicoob é a primeira instituição financeira cooperativa a realizar a integração ao GOV.BR. Isto facilita o acesso dos cooperados PF's a serviços do governo federal, estadual e municipal.
Lista Pré Candidatos - ID2
Altônia: 75 Pré-Candidatos a Vereador
Confira a relação dos 75 pré-candidatos a vereador em Altônia informados pelo TSE ou pelos partidos ao Portal Altônia: CIDADANIA - MDB - PDT - PP - PSD - PSC - PSL – PT – PTB.
  • Voltar
  • Avancar