Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Postado Por: Kamila Nascimento em 12 de janeiro de 2015.


Fácil Publicar, Difícil Ser Lido

Um dos maravilhosos milagres da Internet é possibilitar a expressão de uma multidão de escribas. Está quase todo mundo bordando palavras no Facebook, Twitter, blogs e congêneres.

A enorme vantagem de uma multidão de escribas é navegarmos na infinita leitura de pontos de vista, abordagens, narrativas. Veganos e carnívoros, devassos e evangélicos, anjos e demônios disputam olhos e atenção de leitores. Todos almejando aumentar o número de seguidores.

Mas também é fato que a redação interneteira tem seus tropeços. Às vezes, quer subir a ladeira e despenca. Outras, quer amanhecer, mas entardece. Há muita produção ruim. Talvez a facilidade espantosa de postar ideias e comentários nos leve ao afrouxamento de algumas regras básicas da comunicação.

As cinco perguntinhas O que? Quem? Como? Onde? Por quê? sumiram da maioria dos textos. Alguém nos chama para um evento, mas não diz onde é. Conta o final da história, mas omite o começo. Ou mesmo escreve o começo e fica com preguiça de desenvolver a continuação.

Ou seja, o leitor acaba órfão. Vira alguém convidado a atravessar uma avenida com os olhos vendados. Ora, quem quer isso? O leitor então foge. Vai procurar outro texto que o acolha e, principalmente, que produza sentido. Somos seres loucos por encontrar sentidos.

Não importa se a comunicação é impressa ou digital, a mensagem tem que cumprir seu ciclo de vida, tem que entregar um sentido. Ela sai da cabeça de alguém, materializa-se em frases, chega na cabeça de outro alguém. Operação simples e complexa ao mesmo tempo.

Daí quando você for escrever – de um curto parágrafo a um longo romance – lembre-se que sua matéria-prima é a língua. No nosso caso, o português-brasileiro. O idioma é a plataforma de lançamento dos foguetes levando nossas ideias, opiniões, interpretações do mundo.

Quanto mais íntimos ficarem língua e escriba, melhor será a expressão. Pois, no fundo, escrever é tirar as palavras para dançar. É levá-las para o meio do salão e fazê-las sonhar. Só assim o leitor sentirá ciúmes delas e nos seguirá.

- Fernanda Pompeu



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Homenagem-Clovis-de-Peder-Mt-Id
Luiz de Peder Homenageia Seu Pai
O empresário Luiz de Peder, proprietário do Supermercado Luiz, publicou uma homenagem ao seu pai Clóvis Peder. O patriarca da família, que completaria 83 an...

Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronog...

Cozinha do Futuro
Um protótipo da invenção foi exibido na feira de eletrônica de Xangai, na China, e causou furor. Para preparar pratos variados, a cozinha automatizada conta...

Umuarama Possui 255 Casos de HIV/AIDS
A Secretaria Municipal de Saúde encerrou nesta terça-feira, a Campanha de Prevenção Contra Aids, organizada especialmente para celebrar o Dia Mundial de Com...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Sicoob
Sicoob: Sucesso no Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob - Plano Safra - Id
Sicoob Arenito: Recursos Plano Safra 2020/2021
Conforme lançamento realizado pelo Governo Federal, o Plano Safra 2020/2021 contará com R$ 236,3 bilhões, um aumento de R$ 13,5 bilhões em relação ao anterior.
PMA - Decreto Revogado - Id
Revogado Decreto Municipal de Altônia
Foi realizada nesta manhã de Sábado, 04 de julho de 2020, uma reunião de emergência na Prefeitura de Altônia onde ficou decidida a revogação do Decreto 091/2020.
Altônia - Garra e Força - ID
Altônia – Garra e Força
Grande repercussão na publicação do vídeo sobre a cidade de Altônia, ressaltando a garra e a força de um povo que já passou por muitas adversidades e soube se reerguer.
  • Voltar
  • Avancar