Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Tribunal do Juri - Id

Entenda o Funcionamento do Tribunal do Júri

Postado Por: Thamires Ratti em 17 de fevereiro de 2016.


Entenda o Funcionamento do Tribunal do Júri

O Tribunal do Júri, cabe a um colegiado de populares – os jurados sorteados para compor o conselho de sentença – declarar se o crime em questão aconteceu e se o réu é culpado ou inocente. Dessa forma, o magistrado decide conforme a vontade popular, lê a sentença e fixa a pena, em caso de condenação.

É comum ver em filmes estrangeiros a resolução de todas as espécies de crime em tribunais de júri. Porém, contrariando o que a maioria acredita, no Brasil, o Tribunal do Júri é responsável por julgar crimes dolosos (intencionais) contra a vida (do ser humano).

Tribunal do Juri - Id

O julgamento funciona da seguinte maneira: a cada processo, são sorteadas 25 pessoas, e devidamente intimadas a comparecer ao Plenário do Júri na data do julgamento, momento em que dentre essas 25 pessoas, são escolhidas, também por sorteio, apenas 7, para compor o conselho de sentença, que irá definir a responsabilidade do acusado pelo crime. Ao final do julgamento, os jurados deverão responder às perguntas feitas pelo Juiz sobre o fato criminoso em si e as demais circunstâncias que o envolvem, sendo elaborada a sentença com base nesses quesitos.

Caso não compareça ao julgamento ou se ausente antes do término sem justificativa, o jurado será multado no valor de um a 10 salários mínimos. Cumpre mencionar que o trabalhador que for convocado não pode sofrer descontos em seu salário.

Etapas do julgamento – A Lei n. 11.689, de 2008, alterou alguns ritos do júri popular, como a ordem nas inquirições, a idade mínima para participar do tribunal, que caiu de 21 para 18 anos, entre outras mudanças. A vítima, se for possível, é a primeira a ser ouvida, seguida pelas testemunhas de acusação e, por último, as de defesa. Eventualmente, pode haver a leitura de peças dos autos. Em seguida, o réu é interrogado, caso esteja presente, pelo Ministério Público, assistente e defesa. Os jurados podem fazer perguntas por intermédio do juiz. O réu possui o direito constitucional de ficar em silêncio.

As partes podem pedir pelo reconhecimento de pessoas e coisas e esclarecimentos podem ser feitos por peritos. Após os depoimentos, começam os debates entre a acusação e defesa. O Ministério Público tem 30 minutos para fazer a acusação, mesmo tempo concedido à defesa, posteriormente. Há ainda uma hora para a réplica da acusação e outra para a tréplica da defesa.

Ao final, o juiz passa a ler os quesitos que serão postos em votação e, se não houver nenhum pedido de explicação a respeito, os jurados, o escrivão, o promotor de justiça e o defensor são convidados a se dirigirem à sala secreta, onde ocorrerá a votação. A sentença é dada pela maioria dos votos – logo, se os primeiros quatro jurados decidirem pela condenação ou absolvição, os demais não precisam votar. Após essa etapa, a sentença é proferida pelo juiz no fórum, em frente ao réu e a todos presentes.

 



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Premio-de-Jornalismo-Sicredi
12º Prêmio Ocepar de Jornalismo
No dia 25 de agosto, o Museu Oscar Niemeyer foi palco da 12ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo. Com mais de 100 trabalhos inscritos....

Altônia Ampliou e Elegeu o Capitão
Altônia ampliou e elegeu o Capitão Jair Messias Bolsonaro Presidente do Brasil. Foram 8.130 votos representando 71,12% do total. Um aumento de 1.651 votos so...

A História da Páscoa
Veja este inesquecível vídeo com crianças contando a história da Páscoa. De forma singela e maravilhosa elas surpreendem. Foi produzido pela Comunidade Lut...
Homenagem-da-PM-a-David-01-Id
PM de Altônia Realiza Sonho de Adolescente
Os soldados da Polícia Militar de Altônia realizaram o sonho de um adolescente altoniense, David Rodrigues Felix das Chagas....



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Ofertas no Supermercado Mendes
Confira as Ofertas no Supermercado Mendes, validas até 25 de maio de 2020.
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar