Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Brasil Adere ao Reúso de Água de Esgoto

Brasil Adere ao Reúso de Água de Esgoto

Postado Por: Kamila Nascimento em 26 de novembro de 2014.


Brasil Adere ao Reúso de Água de Esgoto

Após o agravamento da crise hídrica em Campinas (SP), a Prefeitura anunciou que a Sanasa pretende lançar 890 litros por segundo de água de esgoto tratada para reúso – 99% pura, mas imprópria para o consumo – nos rios Atibaia e Capivari, com a intenção de abastecer a cidade. Para isso, serão necessárias duas obras, no prazo de um ano e meio. Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), antes de chegar as torneiras, o produto ainda passará por mais uma etapa de purificação na estação.

A medida prevê que a água de reúso seja lançada antes dos pontos que a cidade capta água nos dois rios. Atualmente, a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento da cidade, produz 60 litros por segundo do líquido com 99% de pureza na estação na Capivari 2. Inaugurada em abril de 2012, ela pode chegar a até 360 litros por segundo.

Os 19 km de adutora para levar água de reúso da estação já existente para o Rio Capivari serão feitos pela concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos e, como contrapartida, a Sanasa dará descontos na conta de água do terminal aéreo. A intervenção tem custo previsto de R$ 12 milhões. A medida deve adicionar cerca de 290 litros por segundo no ponto de captação da cidade. O atual consumo de toda a população atinge picos de 4 mil litros por segundo.

Rio Atibaia
Já em relação Atibaia, ainda é preciso modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Anhumas para que ela produza água de reúso e, com isso, possam ser lançados 600 litros por segundo no rio. O custo previsto é de R$ 90 milhões e a Prefeitura ainda avalia como conseguir o dinheiro. “Nós vamos estudar a modelagem jurídica que nós vamos usar para poder fazer essa obra”, disse o prefeito.

Na estação Capivari 2, que já produz a água de reúso, o tratamento do esgoto é feito com a tecnologia de membranas de ultra filtração – o processo é físico e biológico, sem a utilização de produtos químico, portanto mais barato. O processo gera 99% de pureza, mas, apesar disso, o líquido não é potável e serve somente para manutenção de praças, jardins e lavagens em geral.

“É um momento muito crítico. Em outubro esperávamos uma quantidade maior de chuva”, comentou o prefeito. Outro anúncio, foi a contratação de um estudo que avaliará um local para instalação de um reservatório com capacidade para abastecer a cidade por 77 dias. A atual estrutura do município permite o estoque de por apenas seis horas.

Multa por Desperdício
O prefeito também disse que haverá mudança na lei que estipula multa pelo desperdício. Com a alteração prevista por Jonas, que precisa passar pela Câmara de Vereadores, o consumidor flagrado será automaticamente penalizado, diferentemente da atual regra, que exige reincidência antes da punição financeira.

Segundo o pessebista, o projeto de lei será enviado para o Legislativo em novembro. “Acreditamos que já está mais do que esclarecido pela imprensa, por tudo que a cidade viveu, essa questão que a água não pode ser desperdiçada”, disse o prefeito para justificar a mudança. A medida prevê ainda a isenção da multa caso o consumidor flagrado faça um curso na Sanasa sobre como economizar o recurso hídrico. O valor da punição será de três vezes o preço da conta.

Diferentemente da medida adotada da Sabesp, que dá desconto aos que economizam água, em Campinas o prefeito afastou fazer abatimento no valor da conta e justificou ao dizer que o atual modelo de cobrança adotado na cidade já prevê diminuição do preço caso haja alteração na faixa de consumo. Além disso, na avaliação de Jonas, é preciso levar em conta a realidade de cada cidade. Ele também ressaltou a necessidade da Sanasa manter a “saúde financeira” para fazer os investimentos que garantam o abastecimento.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Matéria-Curso-de-Tambores-Rafael-Guerrero-Foto-01-Id
Sucesso no Curso de Três Tambores em Altônia
No final de semana de 03 e 04 de Junho de 2017 foi realizado o Curso Direcionado de Três Tambores, uma das modalidades do universo equestre....

Sicredi Chega à Mamborê
o Sicredi inaugurou dia 05, sua agência em Mamborê esse município de 14 mil habitantes localizado na centro-oeste do Paraná....
16184647673006
Você Pode ser Banido do WhatsApp
Não existe qualquer dúvida de que o WhatsApp seja o mensageiro instantâneo mais usado da atualidade. Junto com o Facebook Messenger, ele praticamente forma u...
Vice Campeão dos Jogos da Juventude em
Perobal Brilha nos Jogos da Juventude
Pela primeira vez na história do município, Perobal chega a uma final dos Jogos da Juventude do Paraná e conquista de forma brilhante o Vice Campeonato desta...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Quinta das Carnes no Mendes
Confira as Ofertas Onde é Barato todo Dia no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 16 de março de 2020.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar