Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Brasil Adere ao Reúso de Água de Esgoto

Brasil Adere ao Reúso de Água de Esgoto

Postado Por: Kamila Nascimento em 26 de novembro de 2014.


Brasil Adere ao Reúso de Água de Esgoto

Após o agravamento da crise hídrica em Campinas (SP), a Prefeitura anunciou que a Sanasa pretende lançar 890 litros por segundo de água de esgoto tratada para reúso – 99% pura, mas imprópria para o consumo – nos rios Atibaia e Capivari, com a intenção de abastecer a cidade. Para isso, serão necessárias duas obras, no prazo de um ano e meio. Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), antes de chegar as torneiras, o produto ainda passará por mais uma etapa de purificação na estação.

A medida prevê que a água de reúso seja lançada antes dos pontos que a cidade capta água nos dois rios. Atualmente, a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento da cidade, produz 60 litros por segundo do líquido com 99% de pureza na estação na Capivari 2. Inaugurada em abril de 2012, ela pode chegar a até 360 litros por segundo.

Os 19 km de adutora para levar água de reúso da estação já existente para o Rio Capivari serão feitos pela concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos e, como contrapartida, a Sanasa dará descontos na conta de água do terminal aéreo. A intervenção tem custo previsto de R$ 12 milhões. A medida deve adicionar cerca de 290 litros por segundo no ponto de captação da cidade. O atual consumo de toda a população atinge picos de 4 mil litros por segundo.

Rio Atibaia
Já em relação Atibaia, ainda é preciso modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Anhumas para que ela produza água de reúso e, com isso, possam ser lançados 600 litros por segundo no rio. O custo previsto é de R$ 90 milhões e a Prefeitura ainda avalia como conseguir o dinheiro. “Nós vamos estudar a modelagem jurídica que nós vamos usar para poder fazer essa obra”, disse o prefeito.

Na estação Capivari 2, que já produz a água de reúso, o tratamento do esgoto é feito com a tecnologia de membranas de ultra filtração – o processo é físico e biológico, sem a utilização de produtos químico, portanto mais barato. O processo gera 99% de pureza, mas, apesar disso, o líquido não é potável e serve somente para manutenção de praças, jardins e lavagens em geral.

“É um momento muito crítico. Em outubro esperávamos uma quantidade maior de chuva”, comentou o prefeito. Outro anúncio, foi a contratação de um estudo que avaliará um local para instalação de um reservatório com capacidade para abastecer a cidade por 77 dias. A atual estrutura do município permite o estoque de por apenas seis horas.

Multa por Desperdício
O prefeito também disse que haverá mudança na lei que estipula multa pelo desperdício. Com a alteração prevista por Jonas, que precisa passar pela Câmara de Vereadores, o consumidor flagrado será automaticamente penalizado, diferentemente da atual regra, que exige reincidência antes da punição financeira.

Segundo o pessebista, o projeto de lei será enviado para o Legislativo em novembro. “Acreditamos que já está mais do que esclarecido pela imprensa, por tudo que a cidade viveu, essa questão que a água não pode ser desperdiçada”, disse o prefeito para justificar a mudança. A medida prevê ainda a isenção da multa caso o consumidor flagrado faça um curso na Sanasa sobre como economizar o recurso hídrico. O valor da punição será de três vezes o preço da conta.

Diferentemente da medida adotada da Sabesp, que dá desconto aos que economizam água, em Campinas o prefeito afastou fazer abatimento no valor da conta e justificou ao dizer que o atual modelo de cobrança adotado na cidade já prevê diminuição do preço caso haja alteração na faixa de consumo. Além disso, na avaliação de Jonas, é preciso levar em conta a realidade de cada cidade. Ele também ressaltou a necessidade da Sanasa manter a “saúde financeira” para fazer os investimentos que garantam o abastecimento.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Curso de Manipulação de Alimentos
O curso oferece conhecimento aprofundado sobre as boas práticas na manipulação de alimentos, que devem ser respeitadas para garantir a qualidade higiênico-s...

Festividades dos 50 Anos de Altônia
Confira as melhores fotos das programações das festividades dos 50 Anos de Altônia!...
Prefeito-Robertinho-Fala-da-FIP-Id
Prefeito Robertinho Fala da FIP Iporã
O Prefeito Robertinho Silva da cidade de Iporã-PR concedeu entrevista ao apresentador Gilmar Gil no Programa Voltando Para Minha Terra....

Encontro do Programa A União Faz a Vida
Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi tem em sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania al...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Sicoob - Educação Financeira - ID
Curso de Educação Financeira do Sicoob
Criado em 2017 pelo Sicoob, o "Se Liga Finanças" já impactou mais de 4,3 mil jovens em todo o Brasil e está com inscrições abertas para edição virtual deste ano.
Falecimento Alexander Molão - ID
Alegria em Servir que Marcou Altônia
Uma marca que Alexander Molão deixa em Altônia é a alegria em servir. O jovem empresário da CONTEC com 37 anos não resistiu ao COVID-19 e faleceu na manhã desta quinta-feira, 1º de abril.
Sicoob Premiou Cooperados - Id
Sicoob Arenito Premiou Cooperado com Hilux
O Sicoob Arenito premiou diversos cooperados nas campanhas nacionais do sistema. O mais recente deles é o cooperado Geraldino Soares de Magalhaes Neto de Icaraíma que ganhou uma Hilux.
PMA - Decreto Estadual 7020-2021 - Id
Altônia Segue o Decreto Estadual
Após receber o novo Decreto Estadual do Paraná de número 7020/2021, o Prefeito Gervasone participou de uma reunião em Umuarama na sede da AMERIOS e decidiu seguir o Decreto.
  • Voltar
  • Avancar