Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Alerta de Virus em Facebook

Alerta de Vírus no Facebook

Postado Por: Rafael Wisch em 5 de junho de 2013.


Alerta de Vírus no Facebook

Foi descoberto um novo vírus no Facebook, nessa matéria vou explicar sobre esse vírus e no final vou colocar algumas técnicas de como se prevenir, sejam de vírus no Facebook ou outros ambientes virtuais.

Alerta de Virus em Facebook

A empresa de segurança virtual McAfee uma das maiores empresas de segurança da informação do mundo, publicou nesta segunda-feira um relatório alertando sobre o vírus Koobface, que rouba contas do Facebook dizendo que ele está se espalhando cada vez mais.

O vírus envia mensagens aos amigos da vítima pedindo para eles clicarem em link para ver um vídeo. Se a pessoa cair na cilada, ela executa um programa em seu computador, que diz ser necessário atualizar o reprodutor de vídeo. Se a pessoa aceitar, sua conta está perdida.

O malware já se espalha desde 2008, quando diversos usuários perderam suas contas. Ele rouba informações de login do Facebook. Em 2012, o Facebook chegou até a investir US$ 250 mil para que a Universidade do Alabama, em Birmigham, fizesse mais pesquisas com o objetivo de acabar com a praga.

Da mesma forma que o Orkut quando se disseminou na rede, já haviam vários vírus para ele, o Facebook não vai ser diferente… Existem várias pessoas nele que estão unicamente interessadas em se aproveitar, usando perfis Fakes, contas hackeadas e outras técnicas de hackeamento… Tenha cuidado, pois da mesma forma que você pode perder sua conta no Facebook, outros vírus poderiam roubar seus dados bancários, de cartão de crédito, ou fotos pessoais… Abaixo vou colocar algumas técnicas simples de como você pode identificar um conteúdo antes de clicar, seja no Facebook, no seu e-mail, ou qualquer outro conteúdo duvidoso na Internet e lembre-se sempre, assim como na vida real você pode ir para qualquer lugar, na Internet os caminhos são infinitos, mas também como na vida real, tem lugares na internet que se você entrar só vai ter problemas, buracos na internet criados unica, exclusivamente e atrativamente para prejudica-lo, rouba-lo… Então tenha sempre cuidado aos sites que você visita e monitore também os sites de seus filhos.

Segue abaixo técnicas simples para identificação de vírus por meio de convites:

1. O Primeiro filtro é o conteúdo escrito, leia cautelosamente o conteúdo que está escrito junto com o vídeo, cheque, boleto, foto, ou qualquer outra coisa que estejam te induzindo a clicar, normalmente esses vírus por mais que tentem se aproximar do que seria um contato real, eles acabam sendo um pouco “robotizados”, ou quando são personalizados normalmente são muito forçados, onde é possível perceber o ataque, outras coisas que tentam é pegar conteúdo que está bem forte na mídia como acontecimentos, acidentes, fofocas… Exemplos de tentativas de ataque:

“Veja as fotos que seu namorado espalhou na internet. você não vai acreditar…”.

“Veja o vídeo que saiu da Adriane Galisteu nua…”.

“Voltou um cheque seu do Itaú, clique aqui para ver os detalhes…”.

“O seu Boleto de R$435,00 foi protestado clique aqui para verificar os detalhes e imprimi-lo…”.

Vamos as considerações nesses casos:

Bancos não enviam protestos, boletos, cheques por e-mail ou qualquer outra comunicação virtual que não seja Internet Banking.

No caso das fotos e vídeos, se fosse algo real destinado realmente a você, isso não viria de uma forma tão subjetiva, teria mais detalhes, ou estaria mais direcionado a você.

Virus em Facebook - 01

Indicativo que mostra falhas na abordagem de um ataque

2. Analise o Remetente, analise a pessoa, entidade ou banco que está te enviando esse e-mail, se condiz com o conteúdo que ele indica, essa é uma simples mas importante técnica de como identificar ataques, analise minuciosamente a pessoa ou entidade, o que ela faz, profissão, idade, analise se é perfil dessa pessoa ou organização enviar esse tipo de e-mail a você, outro detalhe é em caso de e-mails analisar o e-mail remetente, pois existem técnicas fáceis de manipular o nome remetente, mas no Gmail ou Hotmail, se clicar no botão mais detalhes ele vai trazer o real e-mail que está te enviando, onde poderá identificar se é a pessoa ou entidade ou determinar ai já que isso é um ataque.

Virus em Facebook - 02C

Indicativo que demonstra remetente falso

3. Chegou a hora de clicar, passe o mouse antes… Caso o contéudo tenha sido realmente convicente, você olhou o remetente e parece ser confiável, decidiu então clicar, mas tem ainda alguma dúvida de que isso pode ser um ataque, passe então o mouse antes e deixe o mouse em cima mas não clique, quando ficar em torno de 3 a 4 segundos em cima do link ele mostra a url na parte inferior esquerda do navegador independente do sistema operacional ou navegador, ele vai mostrar a url como a imagem abaixo, para que assim você possa clicar com segurança:

Virus em Facebook - 03

Indicativo que mostra como verificar a Url no navegador.

É Isso ai pessoal, percebam como coisas simples, fáceis podem fazer uma grande diferença, dúvidas sobre segurança, tecnologia, sugestões para outras matérias enviem nos comentários e compartilhe também experiências sobre tentativas de ataque, ou se já foi atacado compartilhe também essa ruim experiência.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Uma resposta para “Alerta de Vírus no Facebook”

  1. tania ferreira disse:

    se virus já se instalou o que fazer para remover?

Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Feira no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019....
comanda
Perda da Comanda: Saiba seus Direitos
É comum que estabelecimentos comerciais de consumo estabeleçam multa, geralmente em valores abusivos, quando ocorre a perda ou extravio da comanda pelo client...
Coluna-Esportes-Id5
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira o placar, comentários e toque de bola sobre futebol na Coluna de Esportes do colunista Carlos Rodrigues....

Projeto Justiça no Bairro na Comarca de Altônia
O Programa Justiça no Bairro esteve presente no Município e Comarca de Altônia entre 02 a 05 de Abril de 2019. Foram expedidas 550 Carteiras de Identidades e...



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Ofertas no Supermercado Mendes
Confira as Ofertas no Supermercado Mendes, validas até 25 de maio de 2020.
Sicoob - Prorroga Dívidas - ID
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
SM Bom Preço - 16-03-2020 - Id
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Venda de Casa do Cesar - Id
Residência de Alto Padrão em Altônia
Vende-se uma residência de alto padrão na área central de Altônia. O imóvel possui 14 ambientes com excelente acabamento. Piso de granito e laje na residência e aplicação de gesso.
  • Voltar
  • Avancar