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5 Tendências de Marketing para 2018

Postado Por: Nelson Lima em 9 de janeiro de 2018.


5 Tendências de Marketing para 2018 

Em tempos de quarta revolução industrial, o impacto do digital e da tecnologia possibilita o “santo graal” da personalização em escala e do conhecimento profundo do cliente. As tendências para o Marketing deste ano são reforçadas justamente por esse aspecto de personalização. Seja no campo digital ou físico, o futuro do marketing está relacionado a experiências conectadas. A Salesforce identificou cinco principais tendências para a área em 2018. Veja a seguir quais são elas:

1. O futuro do Marketing é contextual
Publicidade é desenhada para distrair o consumidor e tentar desta forma capturar a sua atenção. Contexto vai na direção oposta e procura se alinhar ao que está na cabeça do consumidor. O Facebook é um exemplo. Cada vez que alguém se loga nesta mídia social existem, em média, mais de mil posts esperando por ele. Porém, os algoritmos do Facebook mostrarão apenas aqueles que são contextuais a ele naquele momento. É por isso que o alcance orgânico de company pages caiu 1%. Sem o contexto do momento, as mensagens não terão relevância e, portanto, serão filtradas. Contexto é o futuro do Marketing porque é o que os consumidores querem, é o que o novo ambiente de mídia apoia e está se provando como uma forma muito mais eficaz de direcionar a ações dos consumidores do que a publicidade.

2. Causas são o novo fundamento do Marketing
A próxima tendência definindo o futuro do Marketing em 2018 é a noção de Causas ou Propósitos. Vários líderes já anunciaram que estão concentrados em revisar suas estratégias e começar a fazer “Marketing orientado a causas”. Executivos de empresas de alta-performance são duas vezes mais propensos a usar este tipo de método. O motivo é simples: os clientes querem isso. Recentemente a Salesforce Research trabalhou com a The Economist em uma avaliação de mercado e identificaram que 79% dos consumidores preferem comprar produtos de uma empresa que opera com propósitos sociais (os dados serão publicados pelo Economist Insights Team no começo de 2018). O Marketing orientado a causas é uma abordagem integrada e o novo fundamento da área.

3. O futuro das relações públicas é participativo
As redes sociais transformaram o conceito de publicação de conteúdo e, portanto, o escopo de relações públicas (RP). A nova noção contextual de Marketing também abre as portas para o futuro de RP e mostra o poder da propaganda participativa. A ideia tradicional de RP é sobre controlar uma narrativa através da influência da imprensa. No entanto, o mundo moderno mostra que o engajamento coletivo é um veículo mais poderoso do que veículos de mídia em direcionar narrativas. O futuro de RP é participativo e o futuro do controle de narrativas está em criar engajamento com uma audiência.

4. O futuro da automação de Marketing é maior
No estudo “State of Marketing 2016″ descobrimos que as organizações líderes em Marketing utilizam, em média, 14 ferramentas para criar uma experiência coerente e integrada ao cliente. Ainda, precisam integrar dúzias de canais, fontes de dados e aplicações. O futuro do Marketing requer que ampliemos o entendimento de automação. Não podemos mais pensar apenas em ferramentas de automação, mas precisamos considerar toda uma rede hiperconectada dela. Isso é automação de marketing 2.0. O futuro é sobre experiências contextuais. Para isso, é preciso aumentar a ideia do que é automação e ir além dos muros da empresa.

5. Inteligência artificial e chatbots
Um terço do orçamento de Marketing das empresas é gasto em canais que não existiam cinco anos atrás – e os entrevistados esperam que a porção do orçamento investido em novos canais aumente para 40% até 2019. Com o aumento dos canais de comunicação com o cliente, é muito difícil gerenciar tudo isso manualmente. O futuro do Marketing está relacionado a experiências conectadas e os chatbots são uma forma prática de melhorar o relacionamento entre clientes e empresas, pois engajam clientes em canais sociais, apps e websites, fornecendo experiência nativa e autêntica, geralmente superior a outros métodos de utilizados na área.

Fonte: Mundo do Marketing



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