Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Aproveitando os Descontos da Black Friday

Postado Por: Kamila Nascimento em 26 de novembro de 2014.


Aproveitando os Descontos da Black Friday

“Black Fraude” ou “Black Friday de Pinóquio”, assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama da campanha no Brasil é tanta que virou piada nas redes sociais e é um dos assuntos mais comentados no Twitter. A principal reclamação é em relação aos falsos descontos. Os internautas criticam que as lojas oferecem produtos por metade do dobro, insinuando que os preços são inflacionados às vésperas da promoção para ludibriar o consumidor.

A reclamação não é a toa. No ano passado, fiscais do  Procon da Bahia fiscalizaram lojas físicas do estado e sites de compra on line durante a promoção e encontraram irregularidades em 30% dos estabelecimentos vistoriados. A ação foi realizada em duas etapas, primeiro os agentes levantaram os preços antes do período da campanha e no dia do Black Friday voltaram às lojas e sites para verificar se os preços haviam sido maquiados.

Além desse tipo de infração, os fiscais constataram discrepância entre a oferta publicitária e os valores trabalhados nos estabelecimentos e ausência de informação com relação às condições de pagamento. Apesar das irregularidades, o superintendente do Procon, Ricardo Maurício Freire, diz que o Black Friday é uma boa oportunidade para antecipar as compras de Natal com desconto.

“A Black Friday não é necessariamente Black Fraude. Entendemos que, se o consumidor tiver cuidados, pode se beneficiar desse período, que coincide com o pagamento da primeira parcela do 13º. É uma chance de antecipar compras de Natal com preços mais vantajosos”, defende.

Pesquisa

A precaução para garantir bons descontos começa antes mesmo desta sexta, 28. Para isso, o superintendente do Procon recomenda que o consumidor faça uma pesquisa antes da campanha, para ter noção dos preços de mercado do produto de interesse.

Outra orientação para fugir de artimanhas, é consultar os sites de buscas de preços, como Buscapé eBaixou. Esse último, inclusive, oferece uma ferramenta bem útil: o Baixou Agora. O programa rastreia o preço do produto que você estiver visualizando e informa se há outra loja vendendo mais barato. Mas o principal diferencial é disponibilizar o gráfico de evolução do preço. Ou seja, é possível verificar se o produto foi inflacionado na véspera da Black Friday.

Ricardo Maurício Freire também sugere a consulta ao Portal do Consumidor, que é alimentado por todos os Procons do Brasil. Nessa página é possível verificar uma relação de sites confiáveis para comprar.

Outra estratégia é verificar se o site que você pretende comprar possui o selo “Black Friday Legal”, que é uma certificação que a empresa compactua com o código de ética da campanha, que condena as promoções maquiadas. Quem descumprir a regra, não recebe o selo no próximo ano. O código foi criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmera E-Net) com o objetivo de melhorar a credibilidade do Black Friday no Brasil. Atualmente, mais de 412 sites receberam a certificação.

Na hora da compra também é recomendado fazer um print da página do site. O superintendente do Procon explica que esse documento pode ser usado como prova das especificações do produto ofertado. Em caso de insatisfação, o Código do Consumidor prevê um prazo de sete dias para o internauta se arrepender da compra. Ricardo Freire disse que o cliente também pode trocar o produto nas compras em lojas físicas, caso o item tenha algum defeito ou vício.

Expectativa

A versão brasileira da promoção pretende faturar R$ 1,2 bilhão entre zero hora e 23h59 de sexta-feira, 28, um crescimento de 56% em relação à campanha de 2013, de acordo com a E-bit, empresa especializada em comércio eletrônico.

A expectativa não é irreal, já que uma pesquisa do site Zoom indicou que 99% dos 10 mil entrevistados pretendem aproveitar os descontos nas vésperas do Natal. Os smartphones são “a menina dos olhos” desses possíveis clientes, que também têm interesse nas TVs e notebooks com preços mais em conta.

Como Aproveitar os Descontos Oferecidos

• Leia com atenção as condições de pagamento das lojas participantes e aproveite estabelecimentos que ofereçam compras via boleto. Os descontos podem chegar a 10%.

• Utilize aplicativos ou sites com comparação de preços para avaliar onde estão as melhores ofertas.

• Quando encontrar uma promoção que interesse, não perca tempo. Como há muito tráfego, os estoques podem acabar em poucos minutos.

• Fuja dos horários de pico (meia-noite, meio-dia e após 18h), que podem ter sites congestionado e problemas para concluir a compra.

Fique Atento aos Problemas Mais Comuns

• Lojas anunciam a promoção, mas ao clicar para efetuar o pagamento, o preço antigo acaba sendo cobrado.

• Sites não informam quando o estoque encerrou, e clientes são direcionados para uma “lista de espera”, sem serem avisados.

• Vendedores falsos usam redes sociais para publicar fotos de produtos a preços muito bons. Ao comprar, o usuário fornece informações pessoais que são roubadas.

• Lojas anunciam desconto em um determinado percentual, quando, na realidade, é o valor normal do produto.

Não Entre Numa Fria

• Faça uma pesquisa dos preços antes e na data, para avaliar se os descontos anunciados são verdadeiros. O ideal é fazer essa pesquisa um mês antes.

• Prefira os sites mais conhecidos, e informe-se das políticas de privacidade e de troca e devolução de produtos.

• Confira a reputação da empresa em comunidades de consumidores, como avaliação de usuários, incidência de reclamações e problemas recorrentes.

• Não compre presentes para o Natal, porque o risco de atraso é grande. Muitas lojas esgotam os estoques e continuam vendendo, o que pode causar atraso na entrega.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Premiação aos Alunos do Cândido Portinari
Nesta terça-feira os secretários municipais estiveram presentes na Escola Cândido Portinari, para a premiação dos alunos que obtiveram destaques na premia...
Sicredi-Pronaf-Investimento-Id
Maior Pronaf Investimento é do Sicredi
Sicredi pelo 4º ano consecutivo foi reconhecido como o agente financeiro com o maior volume de operações de investimento contratadas no âmbito do PRONAF....
Mulheres
Mulheres: Em Busca da Feminilidade Perdida
O resgate da feminilidade após elas terem conquistado sua independência e se firmado no mercado de trabalho...

Maior Tesouro já Descoberto no Mar
Arqueólogos acharam navio espanhol que afundou em 1708 no mar do Caribe carregado de ouro, prata, esmeralda e outras pedras preciosas....



Conteúdos Relacionados
Aproveitando os Descontos da Black Friday \"Black Fraude\" ou \"Black Friday de Pinóquio\", assim é conhecida a versão brasileira da sexta-feira de descontos criada nos Estados Unidos. A má fama ...


Classificados
Quarta Maluca no Supermercado Luiz
Confira as Ofertas da Quarta Maluca no Supermercado Luiz, validas para 20 de Novembro de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 19/11/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Feira no Mendes
Confira as Ofertas da Feira no Supermercado Mendes em Pérola, validas para 19 de Novembro de 2019.
SM Bom Preço - 18-11-2019 - Id
Saúde para o Homem no Novembro Azul
Confira as ofertas semanais do Supermercado Bom Preço Max, validas até 23 de novembro nas lojas de Altônia e Iporã. Apoiamos o Novembro Azul, pois cuidar da saúde também é coisa de homem.
  • Voltar
  • Avancar